SmartThings Find: Samsung lança app que encontra seu gadget perdido

1 min de leitura
Imagem de: SmartThings Find: Samsung lança app que encontra seu gadget perdido
Imagem: Samsung
Avatar do autor

A Samsung anunciou uma novidade que promete facilitar a vida dos usuários de seus produtos: o serviço SmartThings Find, recurso que permite localizar facilmente qualquer celular, fone de ouvido, smartwatch ou tablet da linha Galaxy, mesmo que a internet esteja desconectada.

Para se ter uma ideia da demanda pelo serviço, já existem 6 milhões de usuários na Coreia, Reino Unido e Estados Unidos inscritos para ter acesso antecipado à nova tecnologia. Como isso, o SmartThings Find está pronto para seu lançamento global em dispositivos equipados com Android 8 e posterior.

O serviço  utiliza dois tipos de tecnologia: a Bluetooth Low Energy (BLE) e a ultra-wideband (UWB). Elas permitem que os aparelhos sejam ligados, e o cliente consiga encontrá-los facilmente, mesmo sem internet. O mais interessante é que, nessa busca, o dono do aparelho irá contar com a “ajuda” de outros usuários do SmartThings.

Como funciona o SmartThings Find?

A coisa funciona assim: após ficar offline por 30 minutos, o aparelho perdido começará a transmitir um sinal BLE, que é registrado por outros dispositivos nas proximidades. A partir deles, os dados de localização são enviados para um servidor da Samsung.

Disponível nesse servidor, o sinal será enviado ao dono do gadget desaparecido. Importante ressaltar que todos os dados do usuário do SmartThings Find são criptografados e protegidos, para evitar que o paradeiro do dispositivo seja revelado a pessoas estranhas.

Quando o rastreamento começa, é possível chegar ao local onde está o aparelho, seguindo as instruções de um mapa, baseado em Realidade Aumentada (AR). Ao se aproximar do ponto, o proprietário pode ativar um sinal sonoro ou a função “Pesquisar nas proximidades”, que mostra vários gráficos coloridos que ficam mais brilhantes à medida em que você se aproxima do objeto.

A Samsung informa que todos os usuários já podem fazer uso do recurso a partir de hoje (30). Para isso, basta realizar a atualização do app SmartThings.

Fontes

SmartThings Find: Samsung lança app que encontra seu gadget perdido