Windows 10 ARM receberá emulação de apps x64 de 64-bit

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10 ARM receberá emulação de apps x64 de 64-bit
Imagem: TechAdvisor

Microsoft anunciou que o Windows 10 ARM receberá suporte para emulação de aplicativos x64 de 64-bit, o que trará diversos programas da versão principal do sistema operacional. A função está em desenvolvimento atualmente e será lançada em novembro para membros da iniciativa Windows Insiders.

A emulação de apps x64 promete alavancar o Windows 10 ARM. Como o padrão de 64-bit é amplamente difundido na versão convencional do sistema, grandes programas que estão de fora da versão ARM poderão ser rodados em dispositivos como o Surface Pro X.

Surface Pro X é um dos dispositivos que roda Windows 10 para ARMSurface Pro X é um dos dispositivos que roda Windows 10 para ARMFonte:  The Verge 

Atualmente, o Windows 10 que roda em processadores ARM funciona com apps de 32-bit e 64-bit desenvolvidos nativamente para a arquitetura. Além disso, a Microsoft já adicionou suporte para emulação de apps x86 de 32-bit na plataforma, mas a variedade de programas é consideravelmente inferior em relação às soluções em 64-bit.

Mudança importante

Com a evolução dos computadores, muitas empresas acabaram abandonando seus programas em 32-bit e atualmente desenvolvem apenas versões em x64. Exemplo disso é a Adobe, que distribui a grande maioria de seus softwares da Creative Cloud com foco nas versões de 64-bit, que tira melhor proveito de hardwares modernos e potentes.

O suporte para mais aplicativos no Windows 10 para ARM chega em um momento importante para a Microsoft. Segundo rumores, a empresa lançará em breve uma nova versão do Surface Pro X com um novo processador desenvolvido em parceria com a Qualcomm.

O dispositivo promete ser a principal arma da companhia na briga contra a Apple, que lançará ainda este ano computadores com chips Apple Silicon, baseados na arquitetura ARM.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.