Anvisa libera app Samsung que mede pressão e faz ECG

1 min de leitura
Imagem de: Anvisa libera app Samsung que mede pressão e faz ECG
Imagem: Samsung/Divulgação

Quem tem os relógios inteligentes Galaxy Watch Active 2 e Galaxy Watch 3 agora vai contar com mais um aplicativo para monitorar a saúde: a Samsung anunciou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu sinal verde para os recursos de medição da pressão e eletrocardiograma (ECG) do Samsung Health Monitor. Com a atualização de sistema 4.0.0.8 dos relógios, basta o usuário baixar o aplicativo na Galaxy Store.

A novidade não é para todos: a Samsung não recomenda, via aplicativo, a leitura de pressão arterial para grávidas ou usuários portadores de condições médicas específicas e, principalmente, o ECG para quem usa marca-passo ou tenha outro dispositivo eletrônico implantado. Além disso, a empresa diz o óbvio, mas não custa reforçar: nenhum app substitui um médico.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Dito isso, o novo aplicativo é útil para registrar, no celular, um histórico da função cardíaca do usuário. Antes de baixá-lo, faça a atualização do aplicativo Galaxy Wearable (Android) para somente então parear o relógio com seu smartphone.

Pareie o celular com o relógio para registrar a atividade cardíaca.Pareie o celular com o relógio para registrar a atividade cardíaca.Fonte:  Samsung/Divulgação 

Para usar a função BP App – Pressão Arterial, é preciso calibrar o dispositivo – e, para isso, você vai precisar usar um medidor de pressão comum, daqueles com braçadeira; somente assim o aplicativo vai conseguir registrar mudanças (as instruções de como fazer isso você acha no próprio aplicativo). A cada 28 dias (pelo menos), será preciso fazer a recalibração para evitar erros de leitura.

Segundo a Samsung, a calibração pode ser feita antes do prazo de 28 dias.  Samsung/Divulgação 

A função ECG – Eletrocardiograma, por outro lado, pode ser usada imediatamente. Após a medição, você pode adicionar sintomas aos resultados. A empresa, porém, alerta que o ECG não aponta sinais de ataque cardíaco, por isso o app não deve ser usado se o usuário sentir “falta de ar, aperto ou dor no peito, desmaio ou o que você acha que pode ser um ataque cardíaco” (o smartwatch tem detector de quedas, que envia uma notificação para contatos de emergência cadastrados no celular pareado).

.  Samsung/Divulgação 
smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.