Gnome 40 terá recurso para economizar bateria

1 min de leitura
Imagem de: Gnome 40 terá recurso para economizar bateria

O Gnome 3.40 terá um recurso de esquemas de energia, semelhante ao encontrado no Windows 10, que vai permitir que o sistema economize a bateria do notebook. A funcionalidade é especialmente útil quando o usuário está usando o dispositivo com carga baixa e não dispõe de uma tomada por perto.

A versão 3.40 do Gnome ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento, mas um dos desenvolvedores que trabalha no projeto já detalhou como o recurso vai funcionar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Serão três esquemas de energia: “Alto desempenho”, “Balanceado” e “Economia de energia”. Inicialmente, o esquema de Alto desempenho só será compatível com dispositivos equipados com processadores Intel que possuem estados de energia (P-States), e somente em máquinas que possuem os drivers adequados. O suporte para outros processadores será introduzido posteriormente.

Já os esquemas “Balanceado” e “Economia de energia” poderão ser ativados em máquinas com qualquer tipo de processador.

Gnome 3.40 poderá estender vida útil da bateria de laptops.Gnome 3.40 poderá estender vida útil da bateria de laptops.Fonte:  Hadess/Reprodução 

É uma ótima notícia que desembarca no mundo Linux, uma vez que esse tipo de configuração não costuma estar disponível de forma muito fácil para os usuários. Geralmente, os usuários só podem alterar o agendamento da CPU, mas isso é feito por linha de comando, e requer que o computador seja reiniciado.

O Gnome 3.40 será a interface gráfica padrão de futuras versões do Ubuntu, além de outras distribuições que possuem variantes com esse ambiente de desktop, como o Fedora.

Gnome 3.38 Orbis acabou de ser lançado!

Enquanto não há previsão de lançamento do Gnome 3.40, a versão 3.38 foi lançada exatamente nesta quarta-feira (16), com vários recursos novos, correções de bugs e melhorias de desempenho.

Algumas das novidades do Gnome 3.38 incluem uma nova tela de boas-vindas, visual remodelado em várias aplicações do núcleo do ambiente gráfico, novas opções de privacidade para navegação web, gravação de tela aprimorada, melhor suporte para vários monitores, modo escuro para o aplicativo de mapas, entre outras.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.