HarmonyOS: arma da Huawei contra Android chega a celulares em 2021

1 min de leitura
Imagem de: HarmonyOS: arma da Huawei contra Android chega a celulares em 2021
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Huawei está pronta para dar um novo passo no desenvolvimento de um sistema operacional concorrente do Android, já que a fabricante chinesa está impedida de utilizar o ecossistema de aplicativos da Google e pode ficar até sem atualizações da plataforma.

Como substituto, a companhia pretende lançar o HarmonyOS para smartphones em 2021. A informação foi confirmada pelo chefe da divisão de negócios para o consumidor, Richard Yu, durante uma conferência anual para desenvolvedores. Além de disputas políticas e comerciais por causa do sistema operacional, a Huawei também enfrenta problemas no fornecimento de componentes como telas e chips.

O HarmonyOS, chamado de Hongmeng na China, foi lançado em agosto de 2019. Porém, os celulares ficaram de fora da primeira onda de lançamentos: o sistema operacional acabou utilizado antes em telas inteligentes, notebooks, relógios e outros aparelhos.

Segunda fase

Agora, entretanto, a fabricante chinesa que é a atual líder global no mercado de smartphones está disposta a adotar a plataforma em definitivo.

De acordo com a agência de notícias Reuters, uma versão 2.0 está em fase final de desenvolvimento e uma versão Beta deve ser liberada até dezembro deste ano para desenvolvedores.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.