Nova prévia do Windows 10 aprimora digitação por voz

1 min de leitura
Imagem de: Nova prévia do Windows 10 aprimora digitação por voz
Avatar do autor

A Microsoft liberou uma prévia do Windows 10 que melhora recursos como reconhecimento e digitação por voz tanto no teclado como em dispositivos sensíveis ao toque. As novidades são inspirados no Windows 10X, sistema da Microsoft feito para aparelhos de tela dupla.

A build 20206, que está disponível para testes atualmente, conta com um novo design para a ferramenta de digitação por voz. A função agora pode ser ativada via teclado, por meio do atalho "Windows + H", e também por meio do teclado virtual.

Nova interface de digitação por voz está em testes no Windows 10Nova interface de digitação por voz está em testes no Windows 10Fonte:  Windows Latest 

A Microsoft também aprimorou o reconhecimento de voz da funcionalidade, que pode ser usada em qualquer campo de texto no Windows. Além disso, a ferramenta possui um recurso de pontuação automática, botão que pausa a captura e opções de seleção de texto.

O recurso de digitação por voz ainda só funciona com um grupo limitado de idiomas, mas já está disponível em português brasileiro. A ferramenta também é compatível com inglês, espanhol, alemão, italiano, francês, chinês simplificado e japoneses.

Novo teclado virtual e emojis

Novo visual do teclado virtual do Windows 10Novo visual do teclado virtual do Windows 10Fonte:  Windows Latest 

Além dos aprimoramentos para a digitação por voz, a Build 20206 conta com outros recursos trazidos do Windows 10X. A Microsoft melhorou o design do teclado virtual e trouxe para a versão principal do sistema um novo painel de emojis.

O teclado virtual é feito com o Fluent Design e conta com mais ferramentas além das teclas, que agora são mais espaçadas. O layout inclui emojis, GIFs e um botão para acionar a digitação por voz.

Painel de emojis conta com barra de buscas e aba de favoritosPainel de emojis conta com barra de buscas e aba de favoritosFonte:  Windows Latest 

O painel de emojis pode ser aberto sem o teclado e segue os novos padrões visuais da Microsoft. Além de contar com reações e GIFs, a ferramenta possui uma aba de favoritos, que mostra os conteúdos mais usados, e também uma barra de pesquisa.

Até o momento, as ferramentas só estão disponíveis para testes e a Microsoft não revelou quando a versão final do Windows 10 receberá as novidades.

Nova prévia do Windows 10 aprimora digitação por voz