Windows 10 pode receber funções da versão 10X ainda em 2020

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10 pode receber funções da versão 10X ainda em 2020

As principais funcionalidades do Windows 10X, sistema operacional da Microsoft feito para dobráveis, podem chegar em breve à versão convencional SO. De acordo com os sites Windows Central e Windows Latest, que conversaram com fontes próximas da empresa de Redmond, as novidades começarão a chegar ainda este ano.

Após a Microsoft adiar a chegada do Windows 10X para o ano que vem em dispositivos de duas telas, a empresa teria focado os testes atuais em aparelhos de display único, como notebooks e PCs convencionais. Graças a esse trabalho, a empresa estaria adaptando certas funções da edição especial do software para a versão convencional do Windows 10.

Windows 10X rodando em PC com tela únicaWindows 10X rodando em PC com tela únicaFonte:  Windows Central 

De acordo com as publicações, uma das primeiras novidades do Windows 10X que deve aparecer no Windows 10 é a habilidade de rodar programas Win32 em um ambiente virtual seguro e controlado. As atualizações mais rápidas presentes na edição do sistema para dobráveis também será adotada na versão mais difundida do SO, segundo as fontes.

O Windows Central aponta que a firma deve apresentar as funcionalidades para o Windows 10 no decorrer dos próximos meses, enquanto também apresenta as novidades exclusivas do Windows 10X. O objetivo da empresa é fazer as duas edições do SO coexistirem e entregarem uma experiência de uso satisfatória para suas finalidades.

Windows 10X utilizado no Surface NeoWindows 10X utilizado no Surface NeoFonte:  Microsoft 

Recentemente, a Microsoft realizou a Build 2020, seu principal evento do ano, mas não comentou oficialmente sobre o assunto. Ainda assim, o Windows Latest aponta que múltiplas fontes da companhia revelaram o intuito da empresa de migrar certos recursos do Windows 10X para o Windows 10.

Apresentado no ano passado pela Microsoft, o Windows 10X é o sistema operacional feito para dispositivos como o Surface Neo. Além de trazer uma experiência pensada para múltiplas telas, o produto também conta com uma interface mais enxuta quando está sendo utilizado em apenas um monitor, tanto que seu codinome atualmente é "Windows Lite".

A Microsoft ainda não revelou uma nova janela de lançamento para a solução, mas a tendência é que o Windows 10X chegue ao mercado em sua versão final no começo de 2021.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.