Adobe Lightroom deleta imagens de usuários após atualização

2 min de leitura
Imagem de: Adobe Lightroom deleta imagens de usuários após atualização
Imagem: Adobe/Divulgação

Uma atualização do aplicativo iOS do Lightroom (a versão 5.4) apagou imagens e predefinições de usuários – e a Adobe confirmou o pior: a perda é definitiva. Segundo a empresa, não há como recuperar o que desapareceu. A única coisa que resta aos usuários é tentar resgatar o que sumiu via iCloud.

As reclamações começaram a aparecer nos fóruns de feedback do Photoshop há dois dias, quando a versão 5.4 do Lightroom para iOS foi lançada. Um dos primeiros a reportar o bug foi o usuário Mohamad Alif Eqnur, que perguntou por que fotos, predefinições e até sua marca d'água haviam desaparecido.

.  Photoshop Family/Reprodução 

Segundo o representante da empresa, Rikk Flohr, "uma nova versão do Lightroom mobile (5.4.1) para iOS e iPadOS foi lançada para evitar que esse problema afete mais clientes. Sua instalação não restaurará fotos ou predefinições ausentes para clientes afetados pelo problema introduzido na 5.4.0. [...] Pedimos sinceras desculpas a todos os clientes que foram afetados por esse problema."

Além de relatarem que o bug persiste mesmo com a nova atualização, usuários reclamam da falta de informações e (o mais importante) soluções – a Adobe está apenas oferecendo, como compensação, sete dias gratuitos de assinatura (mesmo para quem já é assinante).

Perdidas no espaço

Quem trabalha com imagens não está tendo um bom ano. No início de agosto, a Canon desativou seu serviço de nuvem, o Imagem.Canon, para fazer correções no sistema e acabou perdeu imagens e vídeos de quem havia feito o backup na plataforma.

A empresa emitiu um comunicado dizendo que havia conseguido recuperar “as imagens perdidas iguais ou inferiores a 2048 pixels” – na verdade, as miniaturas geradas e salvas automaticamente pelo Image.Canon quando as imagens são transferidas da máquina para a nuvem.

Não se soube o número de usuários afetados – a empresa apenas divulgou estar “investigando uma forma de melhorar a qualidade das imagens das miniaturas [...] Infelizmente, não existe nenhuma medida técnica para recuperar ficheiros RAW e ficheiros de vídeo”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.