WhatsApp: estudantes brasileiros criam bot para combater Fake News

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp: estudantes brasileiros criam bot para combater Fake News
Imagem: Freepik

Estudantes da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram um chatbot para o WhatsApp que ajuda a desmentir notícias falsas. A criação é chamada de "João Fake News" e pode ser adicionada por qualquer usuário, funcionando tanto mensageiro móvel quanto na versão Web.

O projeto foi desenvolvido usando a Twilio Sandbox, um ambiente de criação de aplicativos que usa a API do WhatsApp. No caso desse chatbot,  ele tira dúvidas do usuário ao buscar por palavras-chave da pergunta em sites tradicionais de notícias e agências de checagem. Como resposta, ele envia links com a resposta correta, evitando que você consuma desinformação.

Vale lembrar que, recentemente, o próprio WhatsApp adicionou um ícone em forma de lupa em mensagens encaminhadas em massa, para que você tire eventuais dúvidas no Google sobre o conteúdo compartilhado no aplicativo.

Teste você também

Para usar o chatbot, você precisa adicionar o contato na sua agenda pelo número "+1 415 523 8886" ou ler o QR Code indicado na imagem. Em seguida, você deve enviar a mensagem "Join fast-swept" (sem as aspas) na conversa, ativando o robô. A partir daí, basta fazer qualquer pergunta ao sistema e aguardar o retorno, que leva poucos segundos para chegar.

Publicado por Vidya Academics em Sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Por enquanto, o robô não está perfeitamente configurado. Ele não filtra absolutamente todas as palavras-chave e nem retorna respostas precisas sobre todos os temas.

Algumas interações com o chatbot.Algumas interações com o chatbot.Fonte:  TecMundo 

Questões sobre o novo coronavírus parecem mais atualizadas, mas outros termos não rendem links da mesma qualidade — em nossos testes a pergunta "A terra é plana?" não rendeu o resultado esperado, incluindo até mesmo uma charge entre as sugestões.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.