Bug que fazia Microsoft Edge fechar sozinho era 'culpa do Google'

1 min de leitura
Imagem de: Bug que fazia Microsoft Edge fechar sozinho era 'culpa do Google'
Imagem: https://www.microsoft.com/pt-br/edge
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

No dia 30 de julho, a partir de mais ou menos 19h40 (horário de Brasília), o Microsoft Edge começou a fechar subitamente, toda vez que os usuários tentavam escrever qualquer termo na barra de endereços, caso a pesquisa da Google estivesse configurada como padrão.

Imediatamente após o incidente, usuários começaram a relatar o problema nas redes sociais, e a Microsoft tomou partido o quanto antes. Rapidamente, o time de desenvolvedores do Edge chegou à conclusão de que o navegador fechava sempre que um usuário tentava digitar algum termo e o navegador estava usando a pesquisa da Google como padrão. Ao tentar executar o recurso “autocompletar”, o Edge simplesmente parava de responder e fechava.

O problema, no entanto, não acontecia se o recurso de autocompletar fosse desabilitado, ou se a pesquisa padrão do navegador fosse trocada da Google para o Bing, por exemplo.

Build mais recente do Edge.Build mais recente do Edge.Fonte:  Captura de tela 

Em seguida, a Microsoft entrou em contato com a Google e descobriu que uma atualização no serviço de busca da companhia foi a responsável pelo bug. A Google reverteu a atualização para amenizar o problema com o Edge.

Bug foi resolvido rapidamente

No mesmo dia, os desenvolvedores do Edge lançaram um patch de correção para o navegador, liberando a Google para voltar a alterar seu mecanismo de busca.

Contudo, o bug voltou a ocorrer com alguns poucos usuários, e com frequência inferior à de antes. Na sexta à noite (31 de julho), a Microsoft descobriu que os erros remanescentes foram ocasionados por causa do cache direcionado a alguns servidores. Sendo assim, uma nova correção acabou de vez com o bug.

Mantenha o Edge atualizado

Para evitar esse e outros bugs, a empresa recomenda que os usuários mantenham o Edge sempre atualizado. Neste momento, a versão mais atual do navegador é a 84.0.522.52, que é mostrada na imagem acima. Você pode conferir a versão do Edge visitando o endereço edge://settings/help.