Software

Chats aleatórios do Omeagle viram moda de novo durante pandemia

Influenciadores digitais mais jovens redescobriram a plataforma, que pode colocar você para falar com absolutamente qualquer usuário

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

24/07/2020, às 06:30

Chats aleatórios do Omeagle viram moda de novo durante pandemia

Fonte:

Imagem de Chats aleatórios do Omeagle viram moda de novo durante pandemia no tecmundo

Uma plataforma de uso bastante peculiar e que nem era mais lembrada pelos usuários está volta em tempos de pandemia do novo coronavírus. É o Omegle, um serviço online de bate-papo por texto ou vídeo que é aleatório — ou seja, você é colocado cara a cara com outra pessoa de qualquer lugar do mundo com a webcam ligada.

Segundo o The New York Times, a plataforma está passando por um novo e incomum pico de popularidade graças a influenciadores digitais mais jovens, que não pegaram o auge de serviços como Omegle e Chatroulette, que tem um funcionamento bastante similar.

Vídeos de webcelebridades no YouTube, Instagram e TikTok visitando o Omegle e reagindo aos chats estão cada vez mais comuns, ao menos nos Estados Unidos. A postagem "Fazendo minha festa de aniversário no Omegle", de emma chamberlain, já ultrapassou três milhões de visualizações, enquanto "Estranhos no Omegle escolhendo a minha maquiagem", de James Charles, conseguiu o triplo disso.

Como o conteúdo exibido no bate-papo nem sempre é agradável e há grande quantidade de imagens adultas, essas imagens várias vezes são escondidas na edição e o destaque vai parar as caretas e piadas dos criadores de conteúdo.

Cuidado

O chat do Omegle é gratuito e não precisa de um aplicativo para operar no PC ou celular. Entretanto, a empresa afirma que, apesar de ter moderação, muitas imagens indesejadas aparecem na tela e até mesmo predadores sexuais frequentam a plataforma com certa frequência.

"O chat em vídeo do Omegle é moderado. Entretanto, a moderação não é perfeita. Você ainda pode encontrar pessoas que se comportam mal. Elas são unicamente responsáveis pelo próprio comportamento", diz um aviso na página oficial do serviço.


Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.