Chrome terá novo recurso para acelerar a navegação na internet

1 min de leitura
Imagem de: Chrome terá novo recurso para acelerar a navegação na internet
Imagem: https://unsplash.com/photos/w33-zg-dNL4

A Google planeja implementar um novo recurso no Chrome que vai deixar a navegação na internet mais rápida: o Back Forward Cache ou cache de retorno. O lançamento será primeiramente para a versão 86 do Chrome para Android, que deve chegar à Play Store por volta de outubro.

Como funciona o cache de retorno

A funcionalidade tem o objetivo de acelerar a navegação na internet, salvando páginas inteiras em cache e permitindo que o navegador recorra a elas quando o usuário voltar a visitá-las. A ideia é preservar os estados do JavaScript e do DOM (Document Object Model).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Dessa forma, quando o usuário avança para uma página e retorna para a anterior (salva em cache), essa alternância ocorre com muito mais agilidade.

Fonte: Revista Cariri/Reprodução(Fonte: Revista Cariri/Reprodução)Fonte:  Revista Cariri 

Plano ambicioso

Para implementar o cache de retorno, a Google está trabalhando sob a filosofia "devagar se sempre". Como já foi dito, o recurso chegará primeiro ao Chrome para Android, mas depois será incorporado ao desktop.

Enquanto a transição não ocorre, a empresa está aumentando a compatibilidade com páginas de diferentes tipos e adicionando melhorias. Em seguida, o bfcache (apelido do recurso em inglês) chegará à plataforma desktop. Os próximos passos incluem a padronização do recurso, para aprimorar a interoperabilidade entre navegadores como Safari e Firefox.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.