Atualização do Windows 10 some com Paint, Wordpad e Bloco de Notas

1 min de leitura
Imagem de: Atualização do Windows 10 some com Paint, Wordpad e Bloco de Notas
Imagem: Microsoft/Reprodução

grande update de maio (2004) para Windows 10 aparentemente removeu os clássicos Bloco de Notas, Paint e Wordpad dos PCs de alguns usuários. Fóruns de suporte da Microsoft estão recebendo relatos e reclamações sobre a ausência dos apps nativos presentes há décadas no sistema operacional da Microsoft.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Curiosamente, a ausência desses aplicativos não parece ser um problema, mas uma decisão da companhia. O trio pode ser reinstalado dentro de um dos menus do app de Configurações, onde será baixado e reinserindo na máquina manualmente. Evidência esta que indica que a companhia pretende remover os programas em algum momento.

Para programadores e até gamers de PC, o Bloco de Notas exerce uma função crucial: ser um software de edição de texto limpo e de fácil acesso. Nele podem ser feitos pequenos ajustes em códigos, assim como modificar arquivos para realizar pequenos ajustes em games.

Apps podem ser reinstalados dentro de Apps podem ser reinstalados dentro de "Aplicativos e Recursos".Fonte:  Igor Almenara/Reprodução 

Os demais — Wordpad e Paint — foram ferramentas muito populares no passado, mas foram perdendo relevância para programas mais eficientes. Ainda assim, se sua ausência foi denunciada, os apps devem ter certa importância para uma parcela de usuários.

Para tê-los de volta no computador, você precisa entrar em Configurações > Aplicativos > Recursos opcionais. Essa aba permite que você busque pelo app que estiver faltando e instalá-lo.

Se essa solução não parece apropriada — ou tema mais problemas na versão 2004 do Windows 10 — também é possível restaurar o sistema operacional para a versão 1903, esta com todos os programas conhecidos e sem os problemas encontrados recentemente. Neste caso, vá em Configurações > Atualização e Segurança > Recuperação para começar o processo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.