Software

'Embarque Seguro' em aeroportos identifica passageiro por selfie

Projeto do Governo Federal compara imagem da pessoa com outras bases de dados e dispensa qualquer documento de identificação

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

17/07/2020, às 07:00

'Embarque Seguro' em aeroportos identifica passageiro por selfie

Fonte:

Imagem de "Embarque Seguro" em aeroportos identifica passageiro por selfie no tecmundo

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e o Ministério da Infraestrutura estão desenvolvendo um novo sistema de biometria em aeroportos brasileiros para acelerar e tornar mais seguro o embarque de passageiros.

O projeto é chamado de Embarque Seguro de Passageiros e terá o piloto lançado ainda em 2020. Basicamente, ele dispensa a apresentação de qualquer documento de identificação e consegue fazer o pareamento a partir de fotos tiradas do passageiro por câmeras instaladas em pontos estratégicos do aeroporto, como a área restrita aos passageiros e a fila de embarque.

O software, que é desenvolvido pelo Serpro, permite o cruzamento de dados pessoais do passageiro com outras bases de dados nacionais e internacionais — inclusive para identificar fugitivos, por exemplo. De acordo com o site Mobiletime, até mesmo o cartão de embarque passará a ser de responsabilidade do Governo Federal, a partir de um QR Code.

Medidas

Vale lembrar que, por causa da covid-19, novas medidas de segurança que nada tem a ver com o Embarque Seguro já foram implementadas em aeroportos brasileiros. Elas incluem o monitoramento da temperatura dos passageiros e a possibilidade de agências estaduais realizarem os próprios procedimentos de verificação de sintomas em áreas de circulação comum.


Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.