Chrome 84 vai deixar notificações menos irritantes

1 min de leitura
Imagem de: Chrome 84 vai deixar notificações menos irritantes
Imagem: https://pixabay.com/pt/illustrations/google-motor-de-busca-navegador-76517/

A versão 84 do Google Chrome acabou de ser liberada e traz um recurso que vai tornar a navegação menos irritante. Já é comum visitar um site e vê-lo solicitar permissão para o envio de notificações. No entanto, alguns sites solicitam essa permissão todas as vezes em que são visitados, o que tira a paciência de muitos usuários. O novo Chrome pretende não exibir novas solicitações depois que o usuário tiver feito sua escolha em uma visita anterior.

Além de tornar a navegação mais tranquila e fluida, o recurso também vai aprimorar a segurança. Muitos sites mal intencionados podem se utilizar das janelas pop-up de notificações para induzir usuários menos atentos a aceitarem a instalação de malwares.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: Captura de tela/ReproduçãoFonte: Captura de tela/ReproduçãoFonte:  Captura de tela 

A Google afirmou que essas solicitações permanentes de notificações estão entre as maiores queixas dos usuários do Chrome.

Outra melhoria de segurança implementada é o alerta sobre downloads de conteúdo misto, ou seja, aqueles iniciados em sites do tipo HTTPS, mas que são entregues por meio de uma conexão HTTP insegura.

A Google queria bloquear completamente esse tipo de download no início deste ano, sendo que o Chrome 82 até contava com uma mensagem de alerta, mas ficava oculta.

Agora, a mensagem de alerta ficará à vista de qualquer usuário comum, que terá a possibilidade de aceitar ou não o download.

Recursos para desenvolvedores

As outras novidades são direcionadas aos desenvolvedores, como um novo conjunto de APIs para ajudar a criar web apps melhores e mais funcionais. Agora, os web apps podem impedir que a tela do dispositivo entre em modo de descanso, e também podem copiar, recortar e colar fazendo acesso aprimorado à área de transferência.

Você pode baixar o Chrome 84 clicando neste link. Se você já tem o navegador instalado, basta acessar o menu de configurações, clicar em “Ajuda” e depois em “Sobre o Google Chrome”. O app vai baixar, instalar a nova versão e pedir para ser reiniciado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.