App de benchmark AnTuTu é sinalizado como spyware no Android

1 min de leitura
Imagem de: App de benchmark AnTuTu é sinalizado como spyware no Android
Imagem: Antutu

O aplicativo de testes de desempenho em dispositivos AnTuTu foi sinalizado pela plataforma de segurança do Android como uma ameaça à segurança.

Segundo o site Xataka, o serviço Google Play Protect sinaliza que o benchmark é na verdade um spyware, capaz de espionar e coletar dados dos usuários, utilizando as informações para rastrear quem faz o download do serviço.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Análises de ferramentas de segurança não detectam nenhuma ameaça no AnTuTu, mas as permissões solicitadas para a realização dos testes de fato são exageradas: você concede acesso para ele visualizar apps baixados, lista de contatos, hábitos de uso do aparelho e cookies do navegador.

O aviso de bloqueio do app no Android.O aviso de bloqueio do app no Android.Fonte:  Xataka 

O bloqueio acontece direto no APK do programa, que é baixado pelo site oficial do AnTuTu. A única forma aparente de burlar o aviso é instalar uma versão mais antiga do aplicativo.

Guerra antiga

Vale lembrar que, desde março deste ano, o AnTuTu foi removido da Google Play Store por supostas ligações com a Cheetah Mobile, empresa de software que foi banida da loja digital por violar as políticas da plataforma. A companhia é uma das principais investidoras na plataforma de benchmarks.

O AnTuTu é um dos benchmarks mobile mais respeitados do mercado — o ranking mensal com os smartphones mais potentes que estão no mercado é sempre bastante esperado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.