AnTuTu é removido da Play Store por ligação com a Cheetah Mobile

1 min de leitura
Imagem de: AnTuTu é removido da Play Store por ligação com a Cheetah Mobile
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

No sábado (07), a Google enviou uma notificação por email à AnTuTu, avisando que seus três aplicativos de benchmark, que levam o nome da companhia, estavam sendo removidos da Play Store devido à conta de desenvolvedor estar relacionada à companhia Cheetah Mobile. Recentemente, todos os apps da Cheetah Mobile foram banidos da loja do Android, por causa de seguidas violações das políticas.

Mal-entendido?

Apesar das alegações da Google, a AnTuTu emitiu nota dizendo que tudo não passou de um mal-entendido.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo a companhia, A Cheetah Mobile é apenas uma investidora. Ela não é dona e nem controla as operações da AnTuTu, que foi fundada em 2011, antes mesmo da Cheetah. Além do mais, a desenvolvedora é uma das mais antigas a fazer parte da Play Store, sendo que ela nunca promoveu nenhum software criado pela Cheetah.

Pesquisa na loja do Android não retorna nenhum resultado para o famoso app de benchmark. (Fonte: Play Store/Reprodução)

O CEO da AnTuTu, Zhao Chen, explicou que a Cheetah Mobile só começou a investir em sua companhia a partir de 2014, quando adquiriu parte das ações da empresa. Além disso, a empresa adquiriu serviços jurídicos da Cheetah Mobile, e usa um link de política de privacidade que tem relação com sua investidora, mas isso não torna uma companhia subordinada à outra.

Para finalizar, o CEO da Cheetah Mobile, Fu Sheng, aparece como CEO da AnTuTu somente por questões burocráticas: na China, para que uma empresa seja acionista da outra, é necessário que o CEO da acionista apareça como CEO da parceira que recebe os investimentos. De toda forma, a conta da AnTuTu na Play Store funciona de maneira completamente independente da Cheetah Mobile, segundo Chen.

No momento, Chen disse que vai esperar uma análise mais aprofundada do caso por parte da Google, a fim de que o problema seja resolvido o mais rápido possível e o AnTuTu Benchmark possa voltar à loja do Android.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.