Chrome para Android finalmente ganha 64 bits e fica mais rápido

1 min de leitura
Imagem de: Chrome para Android finalmente ganha 64 bits e fica mais rápido
Imagem: Android Police/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O Google Chrome está finalmente sendo distribuído na arquitetura 64 bits. A nova versão, ainda em fase beta, apresenta uma ligeira melhora em performance quando medido por softwares de benchmark. As duas arquiteturas serão mantidas simultaneamente.

Alguns celulares com Android 10 ou Android 11 que rodam as versões Chrome Dev (85) e Chrome Canary (86) estão recebendo uma atualização responsável pela mudança de arquitetura. A mudança não acompanha novidades e alterações significantes na experiência com o navegador, mas traz ganhos em performance que podem melhorar com o tempo.

Atualmente, a distribuição com arquitetura 64 bits não indica um grande salto em desempenho. Em testes do site Android Police com o benchmark Octane 2.0, a versão renovada garantiu pouco mais de mil pontos quando comparado a versão estável de 32 bits. Entretanto, esse ganho não representa mudanças no uso real do navegador.

Versão de 64 bits rodando em dispositivos com Android 11.Versão de 64 bits rodando em dispositivos com Android 11.Fonte:  Android Police/Reprodução 

Ainda assim, a chegada do Chrome para os 64 bits abre portas para a recursos ainda mais poderosos no navegador. A arquitetura dá espaço para aprimoramentos em segurança, performance e em ferramentas extras no app; mas introduzi-las distanciará a versão 32 bits da nova arquitetura.

Segundo relatos coletados pelo Android Police, a Google está realizando testes limitados com a nova arquitetura. Celulares com Samsung e OnePlus estão recebendo a atualização de forma mais consistente; além deles, um usuário de Pixel 4 XL também notou a mudança no navegador. Ainda não é possível definir o padrão escolhido pela companhia para distribuição da atualização.

Felizmente, a chegada desses testes a celulares públicos indica que o Chrome de 64 bits está em estágios avançados do desenvolvimento. A atualização geral deve ser anunciada em breve para todos os dispositivos compatíveis. Antes disso, para conferir qual a arquitetura do navegador que roda no seu celular, basta acessar a página “chrome://version” da barra de endereços.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.