Firefox muda planos no Android e deixa só 3 versões do navegador
Aplicativo 'Preview' foi descontinuado e primeiras novidades agora aparecerão na 'Nightly'

03/07/2020, às 09:00
)
Fonte: Google Play Store
Imagem de Firefox muda planos no Android e deixa só 3 versões do navegador no tecmundo
A Mozilla modificou a estrutura dos navegadores da família Firefox disponíveis no sistema operacional móvel Android. A família de aplicativos antes era bastante confusa e, com a mudança, passa a ser um pouco mais objetiva.
A partir de agora, há "apenas" três alternativas disponíveis do navegador: a versão do Firefox para consumidores, a Firefox Beta para receber novidades antes dos demais e a Nightly, que é o canal para desenvolvedores. Esta última é mais instável, pode apresentar bugs e é mais indicada para quem realiza experimentos, caça erros e cria funcionalidades para a plataforma.
Anteriormente, além do Beta e da versão final, a Mozilla tinha três canais diferentes para programação, com pequenas alterações entre si: Nightly, Preview e Preview Nightly. Para desfazer essa confusão, a Preview Nightly foi descontinuada, enquanto a Preview foi incorporada à Nightly, com um banner avisando aos atuais usuários.
A Nightly é a versão para caçadores de bugs e desenvolvedores interessados.
Além das três alternativas, a Mozilla mantém ainda no ar o Firefox Focus, que é um navegador especializado em desempenho e privacidade.
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.