Novo menu Iniciar do Windows 10 começa a ser liberado hoje

1 min de leitura
Imagem de: Novo menu Iniciar do Windows 10 começa a ser liberado hoje
Imagem: https://www.windowslatest.com/2020/06/24/windows-10-new-start-menu-sleeker-modern/

No mês passado, a Microsoft revelou o design do novo menu Iniciar, que trará mudanças a fim de se integrar de forma mais harmônica com o tema escolhido para o sistema operacional. Agora, o novo Iniciar começou a ser liberado para testadores, nas versões do canal de desenvolvedores (previamente conhecido como “fast ring” - círculo rápido).

Fonte: Microsoft/DivulgaçãoFonte: Microsoft/DivulgaçãoFonte:  Microsoft 

É interessante notar que a aplicação não virá por padrão na última build do Windows 10 lançado pela Microsoft, mas será liberado aos poucos para os testadores. Se você for um deles e não receber o novo Iniciar de imediato, terá que aguardar.

Mudanças sutis

Com o Windows 2004 (atualização de maio de 2020), a Microsoft aproveitou para lançar novos ícones para aplicativos do sistema e de terceiros.

Fonte: Microsoft/DivulgaçãoFonte: Microsoft/DivulgaçãoFonte:  Microsoft 

O novo Iniciar, por enquanto, traz mudanças na parte visual, que visam uma melhor integração do menu com o tema aplicado ao SO. Isso pode ser percebido por meio do fundo dos ícones, tanto nos blocos dinâmicos quanto nos ícones da lista de apps. No primeiro caso, o fundo fica translúcido, se adequando ao tema (claro ou escuro); já no segundo caso, não há mais fundo por trás dos ícones dos apps que ficam na lista. Os ícones ficam diretamente sobre a cor do menu.

A Microsoft disse que essa será a configuração padrão, mas ela pode ser alterada de acordo com a vontade do usuário. Sendo assim, outras cores de fundo poderão ser aplicadas.

Fonte: Microsoft/DivulgaçãoFonte: Microsoft/DivulgaçãoFonte:  Microsoft 

Alt + Tab renovado

Outra mudança introduzida no Windows build 20161, será em relação ao recurso Alt + Tab, que mostra as janelas dos apps utilizados e oferece a possibilidade de alternar entre elas.

A atualização do recurso fará com que cada aba do Edge apareça como uma janela. Dessa forma, além de alternar entre apps, o usuário poderá trocar de aba no navegador do Windows 10. Essa função poderá ser configurada para limitar a quantidade de abas que o usuário gostaria de ver no Alt + Tab, ou mesmo desabilitada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.