Os 8 principais recursos do iPadOS 14

3 min de leitura
Imagem de: Os 8 principais recursos do iPadOS 14
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Apple anunciou na Worldwide Developers Conference de 2020 (WWDC) o sistema iPadOS 14, uma versão mais recente do sistema operacional iPad. Desenvolvida com base no poderoso iOS 14, tem por objetivo otimizar o design do aplicativo para maior aproveitamento da tela maior no tablet. Muitos apps da Apple já tinham passado por melhorias no design, mas agora "Fotos" e "Música" contam com barras laterais para alternar diferentes partes e funções do aplicativo.

Até mesmo o calendário passou por modificações, tendo agora mais controles no canto superior da tela. As alterações, que até não são tão perceptíveis, facilitam o uso e desempenho do aplicativo. Sendo assim, nós as listamos para vocês.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

01 - Busca Global Universal para iPadOS 14

Fonte: GizChinaFonte: GizChinaFonte:  GizChina 

Foi adicionado ao iPadOS 14 um novo mecanismo de busca: a pesquisa universal global. Ele pode ser utilizado para iniciar aplicativos para encontrar contatos, documentos ou efetuar buscas em aplicativos que sejam compatíveis com esse recurso. A diferença, agora, é que a Apple se esforçou para que toda a aparência e o som se pareçam com a busca do Spotlight no Mac.

02 - Scriblle da Apple

O iPad também recebeu um up na sua Apple Pencil. O suporte ao reconhecimento de escrita foi otimizado. Uma função chamada Scribble irá converter todo o conteúdo manuscrito em texto, sendo possível ainda que você cole-o numa caixa de texto de sua necessidade. O app Apple Notes já é apto a procurar textos manuscritos ou inserir textos, mas com esta atualização você poderá converter o conteúdo manuscrito e usá-lo onde precisar. Esse recurso é de grande utilidade para necessidades como preencher formulários com mais rapidez.

03 - Defina seus próprios aplicativos de email e navegador

O novo iPad também permite definir aplicativos de navegador padrão e email. Desde o surgimento da plataforma iOS, o iPhone e o iPad pedem que o usuário utilize os aplicativos Apple Mail e Safari, mas agora, e-mails e browsers de terceiros terão espaço no iPadOS 14. Você poderá usar o Google Chrome como navegador padrão.

O IOS e o iPadOS ainda partilham suas principais funções, como as atualizações do iOS 14 (grupos no iMessage, rápido download de miniaplicativos App Clip, rotas de bicicleta em mapas) que também aparecerão no iPadOS 14.

04 - Nova interface Siri

Também foi incorporado ao iPadOS 14 uma nova interface Siri, tal como no iOS 14. O telefone agora aparece no topo da tela, como uma “notificação compacta” ao invés de ocupar toda a tela. O design da pesquisa também foi compactado, permitindo que ela apareça na parte superior do aplicativo (e não ocupar toda a tela).

05 - Notificações de chamada apropriadas “Janela pequena”

Fonte: GizChinaFonte: GizChinaFonte:  GizChina 

Diferente de antes, este novo sistema conta com uma pequena notificação de chamada recebida. Agora elas não cobrem mais toda a tela, bloqueando a operação que você estava executando. Na janela de notificação você pode aceitar ou recusar a chamada, podendo ser ela do Skype ou outros apps de terceiros (funcionalidade disponível nos aparelhos Android há anos).

06 - Novos Widgets e Design Inteligente Stach

Desde o ano passado, os usuários do iPadOS podem realinhar os widgets no canto à esquerda da tela inicial principal. Contudo, a versão mais recente do sistema permite esta função com widgets de diferentes tamanhos, incluindo mais informação na tela. Além disso, os usuários podem colocar uma Smart Stack de widgets que exibe o widget correto automaticamente usando o aprendizado de máquina. Esse recurso, no entanto, ainda está um pouco abaixo do design do widget no iOS 14. Os usuários estão impossibilitados de colocar esses widgets na tela inicial para que apareçam junto dos ícones comuns de aplicativos.

07 - Novos designs de aplicativos

No novo iPadOS, aplicativos nativos como Notas, Calendário, Fotos e Arquivos mudaram. Há menus suspensos simplificados no aplicativo "Arquivos", além de terem incluído uma barra lateral dedicada que traz o recurso de poder acessar outras seções do app e do aparelho. Assim, você pode alternar do aplicativo que está usando para outros locais como bibliotecas e álbuns, podendo até mover imagens em qualquer local que desejar apenas com o movimento de "arrastar". Tudo proporcionado pela barra lateral.

08 - Great Pencil Support

Fonte: GizChinaFonte: GizChinaFonte:  GizChina 

Como já mencionamos, o iPadOS 14 possui um melhor suporte ao Apple Pencil. Isso fica mais evidente no melhor desempenho da função, pois agora ele é capaz de detectar e ajustar as formas de maneira automática, o que significa que ele também dispõe de recursos superiores de detecção de manuscrito e OCR. Isso significa que o usuário pode desenhar com mais velocidade sem que o app falhe em reconhecer movimentos e toques. Isso, por sua vez, melhorou até mesmo a seleção de textos manuscritos (como mencionado anteriormente), possibilitando movê-los e até colá-los em outros apps, fazendo-os aparecer em texto real após converter o formato.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.