Google e Microsoft usam IA para cancelar ruídos em videochamadas

1 min de leitura
Imagem de: Google e Microsoft usam IA para cancelar ruídos em videochamadas
Imagem: Microsoft/Reprodução

A Google e a Microsoft desenvolveram novos recursos baseados em inteligência artificial para eliminar os ruídos nas videochamadas, tornando o áudio durante as conferências via web muito mais claros, mesmo que haja crianças gritando ao fundo ou cachorros latindo nas proximidades.

No caso da gigante de Mountain View, o cancelamento de ruído por IA está sendo liberado primeiro para os usuários corporativos do G Suite. Eles poderão contar com um poderoso algoritmo capaz de eliminar qualquer tipo de som que esteja atrapalhando a chamada de vídeo, oferecendo um áudio limpo e agradável.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O bot responsável por analisar o áudio e eliminar os barulhos fica na nuvem e não nos dispositivos dos participantes da conversa online. O diretor de gerenciamento de produtos do G Suite Serge Lachapelle fez uma demonstração da tecnologia, que você pode conferir no vídeo abaixo.

A gravação mostra Lachapelle conversando e fazendo uma série de ruídos ao mesmo tempo, inclusive batendo uma chave em um copo de vidro. Ao acionar a IA, os barulhos desaparecem quase que instantaneamente, ficando apenas a voz do executivo. O recurso, que ainda passará por ajustes, virá ativado por padrão, mas o usuário poderá desligá-lo, caso queira.

Microsoft Teams

A Microsoft possui uma tecnologia semelhante para deixar o áudio das chamadas de vídeo mais claros, mesmo que os usuários estejam na rua, em meio a muitos carros circulando e outras pessoas conversando ao redor.

O algoritmo, que será disponibilizado em breve na função de videochamada do Microsft Teams, entra em ação para analisar o áudio da teleconferência, filtrando e eliminando qualquer tipo de som que não reconheça como fala. No vídeo abaixo, é possível conferir a ferramenta funcionando:

Assim como na tecnologia da Google, a inteligência artificial elimina os ruídos — neste caso, o usuário mexendo em uma embalagem de chips — ficando apenas a voz do participante.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.