Novo app da Google cria linha virtual de distanciamento social

1 min de leitura
Imagem de: Novo app da Google cria linha virtual de distanciamento social
Imagem: Sodar by Google
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Entre as recomendações para evitar contato e eventuais contaminações durante a pandemia do novo coronavírus, o distanciamento social é uma das mais importantes. Porém, você pode não saber exatamente qual é a distância recomendada, ou como medir isso no mundo real.

Pensando nesses riscos, a Google lançou um novo experimento para dispositivos móveis que usa Realidade Aumentada (AR) para que você respeite o seu espaço e o dos outros. O nome dele é "Sodar", provavelmente uma mistura entre os termos em inglês para "radar de distanciamento social".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O funcionamento é bem simples. Ele usa a câmera do seu celular e "traça" linhas no chão que demarcam a distância de 2 metros entre você e as pessoas ao redor. Na medida em que você se movimenta, o raio é ajustado em tempo real — e a ideia é que você não precise mais dele depois de um tempo acostumado em ver a linha virtual.

O aplicativo é uma criação do Experiments with Google, uma equipe que cria serviços e aplicativos simples, mas divertidos, que servem mais como testes de tecnologia do que plataformas propriamente ditas.

Para acessar o Sodar, você não precisa fazer o download de nada. Basta acessar o site do experimento pelo navegador Google Chrome usando um aparelho com Android. Se preferir, é possível abrir a página no PC e escanear com o celular o QR Code disponibilizado. Vale lembrar que nem todos os modelos são compatíveis.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.