WhatsApp testa forma de adicionar contatos via QR code

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp testa forma de adicionar contatos via QR code
Imagem: Pixabay

O WhatsApp está testando QR codes para agilizar a adição de novos números à sua lista de contatos do mensageiro. O recurso foi identificado já em funcionamento na versão Beta do aplicativo para Android e iOS pelo site WABetaInfo.

Segundo a página, o recurso fica localizado no menu principal de configurações do serviço, com uma aba para você exibir o seu código, e outra para ligar a câmera e escanear o de outras pessoas, adicionando-as automaticamente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Isso pode ser feito tanto presencialmente, com você apontando o aparelho para a tela de quem você quer conversar, quanto online, caso ela tenha publicado o QR code em forma de imagem. Isso acelera o processo de adicionar novas pessoas à agenda, sem precisar buscar o contato em um grupo ou colocá-lo na sua agenda do telefone, por exemplo.

A tela de exibição do código no WhatsApp.A tela de exibição do código no WhatsApp.Fonte:  WABetaInfo 

Além disso, há uma opção para você atualizar o código e apagar o anterior — algo especialmente útil para impedir a adição em massa ou por pessoas indesejadas. Por enquanto, não há previsão de lançamento dessa função na versão estável do aplicativo.

O uso de QR codes é um recurso ainda pouco difundido no Brasil, mas bastante popular em países como a China, em que serviços como o WeChat, da Tencent, permite a realização até de compras e transferências de dinheiro pelo aplicativo usando a leitura desses códigos. Vale lembrar que o próprio WhatsApp está trabalhando em um sistema de pagamentos — e esse recurso pode ser uma parte importante disso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.