Windows 10 ARM rodará aplicativos 64 bits em breve

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10 ARM rodará aplicativos 64 bits em breve
Imagem: https://tecnoblog.net/226320/microsoft-24-horas-bateria-windows-10-arm/

De acordo com Kenny Kerr, engenheiro de software chefe da equipe do Windows, a Microsoft está trabalhando no desenvolvimento de um ambiente de emulação que vai permitir o Windows 10 rodar aplicativos 64 bits (x86 64) na plataforma ARM.

Atualmente, o sistema já roda a maioria dos programas desktop da Microsoft Store e tem emulação para suportar aplicativos desktop de 32 bits. No entanto, alguns dos principais softwares do mercado só estão sendo lançados em 64 bits.

Essa limitação vai de encontro ao que o Windows sempre representou em termos de compatibilidade de software. A plataforma de sistemas operacionais mais popular deveria ser capaz de rodar os principais apps do mercado. E parece que a Microsoft entendeu isso.

Windows 10 ARM rodando em um Lumia 950 XL. (Fonte: Windows Team/Reprodução)Windows 10 ARM rodando em um Lumia 950 XL. (Fonte: Windows Team/Reprodução)Fonte:  Windows Team 

Alto desempenho, mas com ressalvas

A questão toda da compatibilidade com aplicativos desktop de 64 bits gira em torno do desempenho. A Microsoft fez a portabilidade do Windows 10 para a plataforma ARM para oferecer dispositivos com desempenho aceitável, mas que possam tirar proveito do baixo consumo dos chips ARM.

Não faria sentido ter alto desempenho se o consumo de energia também for alto, pois, basicamente, já temos esse cenário com a maioria dos notebooks do mercado.

Por isso, a Microsoft ainda deve passar um bom tempo aprimorando esse emulador e 64 bits para o Windows 10 ARM. O recurso deverá ser lançado na primeira metade de 2021, como uma das características da atualização do Windows 10 21H1.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.