Windows 10 tem novo bug no sistema de buscas; saiba corrigir

2 min de leitura
Imagem de: Windows 10 tem novo bug no sistema de buscas; saiba corrigir
Imagem: Reddit/SmollestofBacon

O Windows 10 está sofrendo com mais um bug em seu sistema de buscas, o Windows Search. Segundo explica o site Windows Latest, usuários relataram em fóruns como o Reddit que as pesquisas no SO não estão carregando e exibem um código alfanumérico estranho logo após o erro.

Quando o usuário abre o Menu Iniciar e começa a digitar um termo, o sistema exibe uma tela dizendo que o processo está demorando para carregar, com uma numeração no canto inferior direito da tela. Além disso, a interface inclui um botão de "Refresh", que recarrega a página e eventualmente faz a busca funcionar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte:  Fórum do Windows 10 

A aparência incomum do bug fez alguns dos afetados pensarem que a falha estava ligada com um malware. O Windows Latest aponta, porém, que o problema pode estar ligado com atualizações enviadas pela própria Microsoft, e a solução pode ser bem simples.

Como corrigir o problema

O motivo para a falha acontecer ainda não foi diagnosticado oficialmente, mas pressionar o botão "Refresh" pode funcionar enquanto uma solução oficial não é lançada pela Microsoft. Ainda esse mês, a empresa vai liberar um grande pacote de atualização para o sistema operacional que deve corrigir o problema.

Para quem já quer se livrar da falha, o Windows Latest aponta que um dos pontos em comum entre certos usuários afetados é a instalação do update KB4550945. A atualização do sistema operacional é opcional e pode ser retirada do computador facilmente.

Fonte:  Tecmundo/Mateus Mognon 

Com isso em mente, uma possível solução é ir na página de Configurações do sistema, entrar no Windows Update, acessar a página "Histórico de Atualizações" e entrar na opção que permite desinstalar updates opcionais. Outra recomendação é manter o Windows 10 em dia com as grandes atualizações e ter pelo menos a versão de novembro de 2019 instalada no PC.

Caso o problema ainda esteja presente no computador, o site aponta um último recurso que pode ser útil: reparar a imagem do Windows 10. O processo pode ser feito pela ferramenta de Limpeza de Disco do sistema operacional e também dentro do Prompt de Comando, seguindo os seguintes passos:

1 - Pressione a tecla Windows + R para abrir o Executar
2- Dentro da barra Executar, digite "cmd" e clique em Ctrl+Shift+Enter para rodar o programa como administrador
3 - Dentro do Prompt de Comando, digite "DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth", sem aspas, e clique Enter.

É importante ressaltar que a restauração de imagem é um último recurso para os usuários com o problema no Windows Search e só deve ser utilizada em casos de extrema necessidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.