Atualização do Windows 10 deixará seu PC mais rápido

1 min de leitura
Imagem de: Atualização do Windows 10 deixará seu PC mais rápido
Imagem: Windows Latest/Reprodução

Na próxima grande atualização do Windows 10, em maio de 2020 (Build 2004), o SO receberá um importante recurso para otimizar o desempenho em computadores antigos ou que enfrentam problemas de lentidão.

A proposta é reduzir o impacto causado no desempenho do disco ao indexar os arquivos na 'Pesquisa do Windows' enquanto as máquinas estão em uso. O novo recurso também separou a assistente virtual Cortana da Pesquisa do Windows.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo a Microsoft, a Pesquisa agora identifica de melhor forma os horários de pico de uso, e então determina um horário ocioso para realizar a indexação de disco. Entre outros, o sistema também deverá interromper a indexação da Pesquisa do Windows enquanto arquivos são transferidos ou excluídos.

windows 10Indexação de arquivos será mais inteligente e independente para não consumir tantos recursos do sistema (Reprodução/Windows Latest)Fonte: windowslatest

A novidade pode beneficiar usuários de máquinas com HDD (Hard Disk Drive) limitado. Usuários de SSD (Solid State Drive), que não sofrem tanto com esse problema, também podem sentir alguma diferença.

Isto, claro, porque os HDDs possuem velocidade de leitura e escrita abaixo dos SSDs. Assim, processos contínuos e intensos como o da Pesquisa do Windows podem tornar o computador mais lento, deixando o disco com alta carga. Ainda que sejam mais rápidos, SSDs também não estão vulneráveis a este tipo de problema.

O site Windows Latest realizou testes com esta nova atualização do Windows em máquinas reais e virtuais, de diferentes configurações, e pôde constatar que a mudança na forma de indexação teve impacto positivo no desempenho dos computadores.

Em atualizações recentes do Windows, usuários presenciaram bugs como o da 'tela azul', e mais de uma vez. Este novo update deverá chegar aos computadores durante o segundo trimestre.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.