Usuários do Windows 10 estão usando os fóruns do Microsoft Answers e do Reddit para reportar que o antivírus padrão do sistema, o Microsoft Defender, parou de funcionar após uma atualização do sistema.
Alguns usuários estão culpando o KB4549951, liberado recentemente pela Microsoft, pelo bug, mas, aparentemente, o problema no Defender está sendo causado pela atualização chamada Security Intelligence 1.313.1638.0, que ainda está chegando aos PCs dos usuários.
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Segundo as reclamações dos usuários que perceberam o bug, o Defender tem apresentado mensagens de erro como “O serviço de ameaças foi interrompido. Reinicie-o agora” e “Erro inesperado. Desculpe, estamos com um problema. Por favor, tente novamente”.
Fonte: Windows Latest/Reprodução
O bug impede que o antivírus seja usado para vasculhar o sistema em busca de ameaças, e parece que também compromete a proteção contra malwares em tempo real.
O bug passou a ocorrer hoje (16) pela manhã e, dado o fato de o Defender ser integrado ao Windows 10, dispensando a instalação de um antivírus de terceiros, podemos imaginar a quantidade de PCs que podem ficar vulneráveis a todo tipo de praga virtual.
Para piorar a situação, o bug não é resolvido com a simples desinstalação da atualização Security Intelligence 1.313.1638.0, e parece que a Microsoft ainda não tem conhecimento a respeito da falha.
Como resolver?
Há duas formas de contornar o problema até que a Microsoft libere um patch de correção. A mais fácil delas, é instalar um antivírus gratuito, para que ele proteja o PC no lugar do Defender.
A segunda forma, é apelar para a restauração do sistema, o que vai reverter o processo de atualização para uma data anterior à instalação.
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