'WhatsApp Gold' promete funções extras, mas entrega vírus

1 min de leitura
Imagem de: 'WhatsApp Gold' promete funções extras, mas entrega vírus
Imagem: Legacy Tips
Avatar do autor

Com mais de 2 bilhões de usuários no mundo, o WhatsApp constantemente é alvo de golpes, e um antigo esquema voltou a estar em alta na plataforma: a suposta versão premium do aplicativo. O ataque estaria se proliferando via mensagens encaminhadas dentro do app, que contém um link levando para o download de um vírus.

Segundo explica o Tech Radar, alguns usuários receberam mensagens com a oferta de uso do "WhatsApp Gold", que traria funções extras dentro do aplicativo e até o contato de celebridades. O problema, porém, é que a suposta versão premium da plataforma é falsa e o link fornecido para supostamente baixar a edição paga do app acaba levando para malwares.

Fonte:  Tecmundo 

O golpe do WhatsApp Gold não é uma novidade e as mensagens que circulam oferecendo a versão premium do serviço já rodam pelo aplicativo desde 2016. Com a quarentena do Coronavírus, o número de usuários do WhatsApp cresceu e o uso de funções como chamadas em vídeo e voz chegaram a dobrar em alguns países, de acordo com o Facebook. Com isso, o ambiente está propício para esquemas circularem novamente na rede de usuários.

Uso do WhatsApp cresceu na Itália, um dos países mais afetados pelo CoronavírusUso do WhatsApp cresceu na Itália, um dos países mais afetados pelo CoronavírusFonte:  Facebook 

Outro boato antigo que renasceu com o WhatsApp Gold foi o aviso sobre um vídeo chamado Martinelli, que supostamente estragaria o celular ao ser reproduzido. A mensagem falsa é utilizada para gerar pânico nos usuários e eventualmente vem acompanhada de um link para download trazendo a suposta solução para o problema, que na verdade é um malware.

Em um comunicado, o Facebook disse que está trabalhando para combater as ameaças e notícias falsas circulando pelo WhatsApp em tempos de pandemia, além de manter a experiência de uso decente. "Durante essa emergência, estamos fazendo todo o possível para manter nossos aplicativos rápidos, estáveis e confiáveis", disse a companhia.

'WhatsApp Gold' promete funções extras, mas entrega vírus