Como usar o modo escuro do WhatsApp no Android, iOS e desktop

3 min de leitura
Imagem de: Como usar o modo escuro do WhatsApp no Android, iOS e desktop

Aguardado por muitos usuários, o modo noturno do WhatsApp finalmente está disponível em Beta. A versão de teste da interface escura já pode ser habilitada por um grupo seleto de usuários no Android e no iOS, mas é preciso entrar no programa de testes do app para conseguir usar a novidade. Além disso, existem indícios de que em breve o Dark Mode estará oficialmente liberado para a versão desktop do mensageiro.

Leia também a atualizaçãoWhatsApp: Modo Escuro finalmente chega para todos

Enquanto a configuração não é disponibilizada para todos os usuários de maneira oficial, confira aqui como você pode tentar entrar no Beta do WhatsApp no Android e no iOS e, caso tenha sucesso, como ativar o modo escuro do aplicativo.

Android

(Fonte: Android Central/Reprodução)

O modo escuro do WhatsApp está disponível no Android por meio do Beta do aplicativo na Play Store, que normalmente está lotado. Ainda assim, é possível fazer o download do instalador de testes fora da loja da Google e já utilizar a função. Confira como fazer isso seguindo os passos abaixo.

  • É importante ressaltar, contudo, que a prática de usar APKs não é recomendada pela Google, e não nos responsabilizamos por eventuais problemas ao tentar baixar o Beta do WhatsApp. Se você não quer correr riscos, o ideal é tentar uma vaga no teste oficial ou esperar pela chegada do modo noturno para todos os usuários.

Passo 1

Acesse a página do site APK Mirror e veja qual é a versão mais recente do Beta do app. No momento da publicação deste texto, a edição mais nova do WhatsApp Beta é 2.20.62.

Versão do site APK Mirror no desktop. O procedimento também pode ser feito no celular.

Passo 2

O download pode ser feito ao clicar no botão de seta com um risco ou no nome da versão, que redireciona para a página do arquivo. Em seguida, clique em "See Availables APKs", que o levará para a seção de downloads e mostrará o APK a ser baixado, perto da palavra "Variant".

O link que leva para a página de downloads está abaixo da palavra "Variant".

Passo 3

Após clicar no link, você será levado para a página da versão mais recente. Agora, basta encontrar botão "Download APK", que finalmente iniciará o download do instalador. Ao fazer o processo direto no celular Android, é necessário driblar alguns sites de propaganda que serão exibidos.

  • Caso queria ter mais segurança, é possível escanear o arquivo ou o link no VirusTotal antes de fazer o download.

Passo 4

Se fizer o download via computador, é necessário passar o arquivo APK para o smartphone, mas também é possível baixar diretamente no celular, seguindo os mesmos passos listados ou lendo o QR Core disponível no canto direito da página do instalador.

Passo 5

Com o arquivo no celular, toque na APK para iniciar o processo de instalação. Como o aplicativo não veio da Play Store, é necessário fornecer uma permissão ao sistema, que será solicitada logo no começo do procedimento.

Passo 6

Com o aplicativo instalado e configurado, você já pode acessar o modo noturno entrando em "Configurações", acessando "Conversas" e tocando em "Tema". Enquanto o Dark Mode pode ser habilitado com a opção "Escuro", é possível voltar ao visual padrão do app selecionando "Claro".

iOS

Utilizar o modo escuro no iOS também requer a participação no Beta do WhatsApp para a plataforma. Assim como no Android, o número de vagas é limitado, mas você pode tentar a sorte seguindo os passos abaixo:

1. Verifique se o Beta do WhatsApp está ativo nesta página e tente fazer a inscrição;
2. Se conseguir entrar no Beta, instale o TestFlight, a ferramenta de teste de aplicativos da Apple;
3. Aceite o convite para o Beta do WhatsApp enviado por email e atualize o aplicativo;
4. Após o update, abra o WhatsApp, acesse "Configurações", entre em "Conversas" e ative o Dark Mode.

E no computador?

O desenvolvimento da funcionalidade para a edição de desktop do serviço ainda não foi confirmado. Ainda assim, existem indícios e até capturas de tela mostrando que a função pode chegar em breve aos computadores. Enquanto isso, quem não quiser esperar já pode utilizar a interface escura por meio de soluções de terceiros.

Modo escuro no WhatsApp para desktop. (Fonte: Github/Reprodução)

Os usuários do WhatsApp para desktop, que deve ser instalado no computador, podem utilizar o modo escuro graças a uma modificação lançada no ano passado. A solução está disponível para download em Windows e Mac e você pode conferir como fazer a instalação neste link.

Já os adeptos do WhatsApp Web podem adotar o modo escuro utilizando extensões para o navegador. O TechRadar recomenda um programa chamado Stylus, que pode ser baixado de graça para Google ChromeMozilla Firefox. A solução permite que o usuário customize individualmente a interface de sites, trazendo diversas opções de cores e acesso facilitado aos códigos da página. Vale ressaltar, porém, que o plugin ainda está em Beta e pode apresentar falhas durante o uso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.