MIUI 11 avisa quando apps realizam ações suspeitas no celular
Novidade está sendo testada em alguns smartphones da Xiaomi

Por Mateus Mognon
13/02/2020, às 11:00
A Xiaomi começou a testar uma nova versão da interface MIUI 11 que traz um recurso que monitora o comportamento dos aplicativos instalados no aparelho. O objetivo da novidade é avisar o usuário quando algum serviço utiliza permissões do sistema de maneira indevida, como para coletar dados ou abrir aplicativos em segundo plano.
O serviço se chama "Registros de Comportamento do Aplicativo" e funciona como um complemento para o sistema de permissões do Android, que conta com opções para impedir aplicativos de acessarem certos recursos do smartphone.
A ferramenta da Xiaomi lança um alerta para o usuário quando algum dos programas instalados passa dos limites ou possui comportamentos suspeitos. No exemplo abaixo, o recurso indica que o WhatsApp acessou os contatos do celular em segundo plano. Enquanto isso é normal para o serviço de chats, a ação poderia ser problemática se realizada por um app que não serve para enviar mensagens.
)
Segundo explica o XDA, a funcionalidade avisa o usuário quando um aplicativo realiza uma das seguintes ações, que são consideradas "comportamentos sensíveis":
- Aplicativo inicia outro app em segundo plano
- Grava áudio em segundo plano
- Acessa eventos da agenda
- Acessa histórico de chamadas
- Tira fotos sem permissão
- Acessa ou salva itens na área de transferência
- Acessa contatos
- Acessa localização
- Acessa informações de atividade
- Acessa informações do dispositivo
- Acessa o número de telefone
- Realiza downloads de arquivos ou outros apps em segundo plano
Como a lista é bem grande, a nova função da MIUI 11 também conta com um gerenciador de notificações. Assim, o usuário pode escolher quais ações sensíveis devem gerar alertas e quais aplicativos são confiáveis. Vale lembrar que a funcionalidade ainda está em testes nos aparelhos da Xiaomi, logo, pode ser que mudanças sejam feitas até o lançamento da versão final da ferramenta.
A MIUI 11 é a edição mais recente da interface customizada dos smartphones da Xiaomi. A modificação traz recursos do Android 10 e está sendo liberada com a nova versão do sistema operacional nos celulares mais recentes da fabricante. Alguns dispositivos mais antigos da marca também estão sendo atualizados com o software, mas sem receber o update de SO.
Além do gerenciador de aplicativos, a próxima grande atualização da MIUI 11 também deve trazer uma gaveta de apps nativa, recurso que já está sendo testado desde o ano passado e recentemente foi adicionado na ROM Global da interface customizada.
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Por Mateus Mognon
Mateus Mognon é jornalista formado pela UFSC com mais de 10 anos de experiência no mercado online. Editor no site do TecMundo, gerenciando os cadernos do Voxel (games) e do Minha Série (entretenimento).