Software

Acusado de espionagem, app ToTok está de volta ao Android

Em dezembro, serviço de chamadas foi removido de lojas mobile por supostamente coletar dados para governo dos Emirados Árabes Unidos

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

06/01/2020, às 17:30

Acusado de espionagem, app ToTok está de volta ao Android

Fonte:

Imagem de Acusado de espionagem, app ToTok está de volta ao Android no tecmundo

O aplicativo ToTok (não confundir com o fenômeno atual TikTok) está novamente disponível para download na Google Play. O aplicativo havia sido banido na metade de dezembro do ano passado por causa de acusações de espionagem.

"A espera acabou. Estamos felizes em infomar você que o ToTok está agora disponível para download na loja da Google Play. Obrigado por sua paciência. Vamos nos conectar!", diz a mensagem no blog oficial do serviço, que nega ter cometido qualquer crime.

O caso ganhou certa notoriedade há algumas semanas: o app foi acusado de ser uma ferramenta de espionagem usada pelos governantes dos Emirados Árabes Unidos (EAU) — mais especificamente, depois que você permite ao app acesso a câmera, informações, microfone e outros conteúdos do seu smartphone. Segundo uma matéria publicada na época pelo jornal The New York Times, ele seria na verdade uma ferramenta do grupo de cibersegurança DarkMatter.

Que app é esse?

Espécie de alternativa ao Telegram e WhatsApp, o aplicativo permite que você realize chamadas em áudio e vídeo com alta definição e sem limitação de uso de dados, podendo criar um grupo com até 20 participantes. Atualmente, ele pode ser baixado também em dispositivos da Huawei

Até o momento, a Google não se pronunciou sobre o retorno do aplicativo à plataforma do Android. Por enquanto, ele ainda não retornou à App Store.


Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.