“Desinstale-o imediatamente”: Totok vira algo de investigação

1 min de leitura
Imagem de: “Desinstale-o imediatamente”: Totok vira algo de investigação

Autoridades dos Estados Unidos, junto com equipe do New York Times, publicaram uma análise sobre a investigação do aplicativo ToTok a respeito de sua coleta de dados dos usuários. Segundo o que foi dito no relatório, o aplicativo é considerado uma ferramenta de espionagem usada pelos governantes dos Emirados Árabes Unidos (EAU).

Como o aplicativo coleta dados

Através da permissão dos usuários para que o ToTok acesse câmera, microfone, fotos, localização, calendário e contatos, o aplicativo se mostra capaz de monitorar cada passo dos indivíduos através de seus aparelhos com acesso liberado.

Aplicativos de troca de mensagens, como WhatsApp e Skype, são bloqueados nos Emirados Árabes Unidos. Por isso, a liberação do ToTok – que permite fácil comunicação com baixo investimento – foi recebido com grande apreço.

Com as concessões dadas espontaneamente pelos usuários, o aplicativo conseguia vigiar os cidadãos de forma legal, de certa forma, já que o acesso foi cedido.

Os Emirados Árabes são conhecidos por sua política de vigilância às críticas feitas ao governo, com monitoramento contínuo até nas redes sociais. Como medidas punitivas, o Relatório Mundial de 2019 da Human Rights Watch lista a detenção arbitrária e o desaparecimento à força, reforçando o controle governamental sobre o povo.

(Fonte: Android Police/Reprodução)
(Fonte: Android Police/Reprodução)

Posicionamento do ToTok

O blog oficial do aplicativo não se manifestou diretamente sobre as acusações feitas, apenas informou que o TiTok estava temporariamente indisponível em duas lojas – Google e Apple, mas os usuários que já possuem o aplicativo não serão afetados, afirma a postagem.

Na publicação, ainda é enfatizado que o aplicativo está presente em “centenas de países” e que possui alto padrões de segurança. Seu download ainda pode ser feito nas lojas de aplicativos da Samsung, Hwawei, Xiami e Oppo, além de alguns poderem baixa-lo diretamente do site.

“Desinstale-o imediatamente”, é o conselho do corpo investigativo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.