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Cidadão terá que fazer Reconhecimento Facial para comprar celular na China

Medida será adotada por todas as operadoras para melhorar reconhecimento de identidade, mas traz preocupações com privacidade

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

04/12/2019, às 06:56

Cidadão terá que fazer Reconhecimento Facial para comprar celular na China

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Moradores de toda a China que comprarem um novo smartphone no país serão obrigados a passar por um registro de escaneamento de rosto para reconhecimento facial. De acordo com a AFP, a medida virou lei por motivos de segurança e passa a valer para todas as operadoras da região.

A partir de meios próprios, como inteligência artificial, as empresas terão que verificar e confirmar a identidade dos clientes na hora de entregar o aparelho — normalmente registrando o rosto e o movimento de piscada do consumidor. 

Esse novo dever começou a valer a partir de 1º de dezembro. Anteriormente, já era necessário entregar um documento de identificação no momento de ativação de um chip SIM de celular.

Segurança ou controle?

Segundo um porta-voz do órgão de tecnologia da informação na China, o objetivo é "resguardar os direitos legítimos e interesses dos cidadãos online", ou seja, criar uma camada adicional de proteção para evitar falsificações de identidade e ativação de uma linha telefônica usando o nome de outra pessoa.

Entretanto, críticos do governo enxergam essa medida como mais uma lei autoritária de vigilância contra a população — e outro exemplo de como as pessoas são vigiadas em absolutamente todas as atividades realizadas, inclusive sendo detectados por câmeras. Ainda segundo a AFP, um professor da região de Zheijiang processou um safari em novembro deste ano por também exigir escaneamento facial para a entrada no parque.

Vale lembrar que as cidades chinesas atualmente estão testando sistemas de "crédito social" que avaliam o cidadão com base em ações cotidianas. Além disso, até serviços como o mensageiro WeChat trazem informações cruzadas sobre a situação econômica do consumidor.



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.