Ação coletiva acusa TikTok de roubar dados dos usuários

1 min de leitura
Imagem de: Ação coletiva acusa TikTok de roubar dados dos usuários

Nos EUA, uma ação coletiva acusa o app TikTok de coletar dados dos usuários, sem o seu conhecimento, e enviá-los para os servidores da empresa.

O TikTok é um app de rede social chinesa que se tornou extremamente popular, principalmente entre os adolescentes. Por meio dele, os jovens compartilham vídeos curtos de 15 segundos com um fundo musical. O aplicativo já foi baixado mais de 1,5 bilhão de vezes e é considerado a primeira rede social chinesa que realmente chamou a atenção do público ocidental.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: Play Store/Reprodução

Ação coletiva tem caso curioso

A ação coletiva alega que o software possui software de “vigilância” chinês. O “chinês, neste caso, se refere ao governo da China e não somente à origem (país) da empresa desenvolvedora do TikTok, a ByteDance.

Segundo o documento, a ByteDance é responsável por coletar os dados dos usuários, como vídeos não publicados, submetendo-os a termos de privacidade bastante ambíguos. Supostamente, a empresa ainda poderia ser capaz de identificar, rastrear e criar perfis de usuários em todo o mundo.

O caso mais impressionante da ação coletiva é o da estudante Misty Hong, moradora de Palo Alto, na Califórnia. Ela baixou o TikTok em abril de 2019, mas não criou uma conta no app. Vários meses depois ela descobriu que o aplicativo criou um perfil com vídeos que, segundo ela, nunca foram publicados.

O relatório sobre o caso de Hong afirma que seus dados foram coletados e reunidos em um perfil sem o seu consentimento. Em seguida, esses dados foram enviados para servidores localizados na China.

O documento da ação ainda diz que a ByteDance coleta vários outros dados dos usuários, como contatos telefônicos, endereços de email, IP, localização, entre outros. No caso dos vídeos, basta gravá-los e pressionar o botão "Avançar" para que sejam salvos nos servidores.

Além da acusação de invasão de privacidade, a ByteDance também está sendo acusada de criar artifícios para ocultar essas coletas maciças de dados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.