Google exclui app original alegando ser um clone na Play Store

1 min de leitura
Imagem de: Google exclui app original alegando ser um clone na Play Store

A Google baniu um aplicativo de torrent de sua loja do Android por considerá-lo de baixa qualidade, já que ele se parece com uma cópia de outros aplicativos e ainda envia spam para os usuários. Seria uma ótima decisão da companhia, não fosse pelo fato de o app LibreTorrent ser justamente o original, no qual outros apps clones são baseados.

Ao perceber que seu app havia sido banido por violar as políticas de spam da Play Store, o desenvolvedor Yaroslav Pronin entrou em contato com a Google para averiguar a razão da exclusão mais a fundo, e a reposta foi surpreendente:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"Analisamos sua solicitação de apelação e constatamos que sua aplicação ainda viola as políticas da Google Play. Durante a análise, descobrimos que seu aplicativo viola a política de spam. Não permitimos aplicativos que enviam spam aos usuários do Google Play, como aplicativos duplicados e de baixa qualidade", diz a mensagem recebida por Pronin.

Imagem do LibreTorrent na Play Store. (Fonte: Torrent Freak/Reprodução)

Gafe é razoavelmente séria

Em outras ocasiões, Pronin já havia denunciado apps que copiavam os recursos do LibreTorrent, que é um é legítimo cliente torrent de código aberto, tendo sido prontamente atendido pela Google.

Desta vez, no entanto, ele suspeita que o desenvolvedor de um app clone (aqueles que não oferecem recursos exclusivos e possuem anúncios embutidos) resolveu denunciar o LibreTorrent. Ao comparar os aplicativos lado a lado, a Google, lamentavelmente, optou por banir o app original, ao invés do duplicado.

Agora, se quiser reenviar o LibreTorrent para a Play Store, Pronin deverá renomear seu aplicativo, o que implica na perda de toda a credibilidade conquistada anteriormente pelo app.

Embora esse tipo de incidente não seja frequente, esse episódio pode ser considerado moderadamente grave, se considerarmos que o app banido poderia envolver uma utilização mais urgente e complexa, ou ser desenvolvido por uma empresa grande e renomada, ou, até mesmo, pelo governo federal, visto que os filtros de análise de apps da Google se mostraram ineficazes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.