Modo anônimo do Google Maps começa a ser liberado no Android

1 min de leitura
Imagem de: Modo anônimo do Google Maps começa a ser liberado no Android

A Google começou a liberar no Android o modo de navegação anônima para o Maps. A novidade, que já estava sendo testada, segue os padrões vistos em apps como o Chrome e permite que o usuário utilize as funções do app ser ter informações salvas no histórico de buscas ou localização da gigante da web.

Apesar de nem todo mundo saber disso, o Google Maps rastreia a localização do usuário e mantém um histórico que inclui todos os locais visitados com o GPS em atividade. A empresa permite desde junho que esse registro seja apagado, mas agora é possível usufruir do serviço de mapas sem mesmo ter que se preocupar com isso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

(Fonte: Google/Divulgação)

A chegada do modo anônimo para o Maps está acontecendo de forma gradativa mundialmente e nem todos os usuários do Android já estão conseguindo acessar a novidade. Para saber se você é um dos contemplados, basta abrir o aplicativo, clicar em sua foto de perfil e verificar se existe a opção de ativar a navegação especial, como mostrado na imagem acima.

Quem pretende utilizar a funcionalidade no iOS talvez tenha que esperar um pouco mais, já que a Google não deu uma janela de lançamento para a ferramenta no sistema operacional da Apple.

Nem tudo é anônimo

Apesar do foco maior em privacidade, é importante destacar que o serviço ainda mantém alguns rastreadores ativos. A navegação anônima não salva informações na conta da Google, mas o Maps ainda permite que provedoras e aplicativos recebam dados de localização.

Segundo ressalta o Engadget, a novidade pode ser mais útil para impedir a Google de mandar notificações de locais ou propagandas direcionadas do que manter o usuário 100% anônimo no smartphone.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.