Modo anônimo do Google Maps começa a ser testado

1 min de leitura
Imagem de: Modo anônimo do Google Maps começa a ser testado
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

No mês de maio, durante a Google I/O 2019, a companhia anunciou seus planos para lançar o modo anônimo do Google Maps. Agora, quatro meses depois, os testes do recurso foram iniciados. A funcionalidade vai permitir que o Maps funcione normalmente, sem associar os dados de navegação à conta do usuário. Em outras palavras, o app poderá ser usado com a coleta de dados completamente desligada.

Antes, uma situação semelhante só era possível se o usuário realizasse o logoff da conta antes de abrir a aplicação. Mas essa solução é inconveniente, já que impede o uso simultâneo de outro app que exige que o usuário esteja logado, como o Gmail, por exemplo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No momento, apenas usuários habilitados para o programa de testes do Google Maps podem baixar a versão 10.26 (ou superior) do aplicativo para ter acesso prévio ao recurso.

A animação abaixo mostra como o modo anônimo é habilitado. Basta tocar no avatar da conta e escolher a opção correspondente. Neste momento, uma barra preta superior aparece, indicando o status de funcionamento do app. Note que a marca azul de localização também muda para a cor preta.

Fonte: Android Police/Reprodução

O legal é que o recurso vai poder ser ativado em todas as plataformas em que o Maps já funciona, incluindo o Android Auto.

Pressão da mídia

A chegada do modo anônimo no Maps é um movimento natural da Google. Depois das várias implementações de segurança e privacidade realizadas no Android 10, seria até estranho se o mapa da empresa continuasse sem opção de rastrear os usuários.

A versão atual do app até possui opções de configuração que dão a entender que os usuários não estão sendo rastreados, mas reportagens recentes mostraram o contrário.

Ainda há a pressão da mídia para que as empresas de tecnologia diminuam sua vigilância sobre os dados dos usuários, com os escândalos de vazamentos de dados do Facebook, além de notícias sobre a Apple e a própria Google, sobre a forma como tratam as amostras de vozes dos usuários, coletadas por suas assistentes virtuais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.