Brecha grave no Android afeta Pixels, Samsung, Xiaomi, Huawei e outras

1 min de leitura
Imagem de: Brecha grave no Android afeta Pixels, Samsung, Xiaomi, Huawei e outras
Avatar do autor

No dia 26 de setembro, o Projeto Zero Day, da Google, encontrou uma falha de segurança no kernel do Android, que afeta vários modelos de smartphones. A vulnerabilidade foi divulgada nesta sexta-feira (04) e já tinha sido corrigida em um patch de 17 de dezembro de 2017, porém, novas versões do kernel votaram a apresentar o mesmo problema, indicando que a correção não foi devidamente aplicada.

De alto risco, mas de exploração limitada

Os pesquisadores da Google informaram que a falha é considerada de alto risco, pois pode ser utilizada por um hacker para tomar controle de um dispositivo por meio do acesso root. Seu alcance, no entanto, é limitado, porque ela só pode ser explorada se o usuário baixar um arquivo ou app malicioso, não dando chances de invasões sem interação de quem opera o dispositivo.

Fonte: Tech Your Chance/Reprodução

Vários smartphones são afetados

A princípio, o Projeto Zero Day acredita que esses modelos abaixo são os afetados pela vulnerabilidade, que ocorre no Android 8 e versões mais recentes:

A empresa Threat Analysis Group (ATG), da Google, disse que a falha foi explorada em ataques reais. A boa notícia é que as fabricantes de celulares já foram notificadas, e o patch de correção já está disponível. Isso significa que as empresas devem liberar uma atualização em breve, para que seus dispositivos estejam seguros novamente.

Cupons de desconto TecMundo:

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Brecha grave no Android afeta Pixels, Samsung, Xiaomi, Huawei e outras