Windows 10X, o SO para dobráveis, traz um novo menu Iniciar

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10X, o SO para dobráveis, traz um novo menu Iniciar

Nesta quarta-feira (02), a Microsoft apresentou um novo dispositivo da linha Surface, o Neo, que é dobrável e possui duas telas, podendo funcionar como tablet e como um laptop, com uma das telas servindo como teclado e trackpad. O sistema que vai rodar nesse novo dispositivo da empresa, assim como nos outros modelos derivados dele, é o Windows 10 X, uma versão do Windows 10 adaptada para esses equipamentos, e ele possui um novo menu Iniciar, sem as Live Tiles.

As Live Tiles são os ícones animados e que possuem atualização em tempo real, que surgiram com o Windows Phone e depois foram adicionados ao Windows 8. Hoje, eles estão presentes no Iniciar do Windows 10, como no app Clima, por exemplo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Esses ícones poderiam ser mais úteis, mas há um problema: os desenvolvedores não deram muita atenção para o recurso e ele ficou meio esquecido. Atualmente, pouquíssimos são os apps que o suportam.

O menu Iniciar do Windows 10X é mais simples, servindo como um lançador de apps e documentos recentes. Veja parte da apresentação do sistema:

Dobráveis de tela dupla e o novo SO

A Microsoft, explicitamente, quer deixar as coisas mais simples nesses novos dispositivos híbridos. O Windows 10X traz otimizações como maior adaptação para uso em telas sensíveis ao toque. Apesar de poderem funcionar com um teclado e mouse físico, também há a opção de fazer tudo usando apenas as duas telas.

O novo Iniciar vai permitir que você fixe seus apps de preferência e espera-se que ele também permita desabilitar a lista de documentos recentes.

Veja o vídeo oficial de apresentação do Surface Neo, mostrando o funcionamento do sistema:

Economia de recursos e bateria

Outra razão para a Microsoft desabilitar os ícones dinâmicos poderia ser para economizar recursos de hardware, assim como a bateria, que, nesse tipo de equipamento, não deve ter capacidade muito ampla, devido à sua espessura.

Daqui para a frente, teremos que esperar para ver se a Microsoft vai adotar a mesma estratégia para a versão do sistema para desktop e acabar de vez com as Live Tiles.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.