Windows 10X, o SO para dobráveis, traz um novo menu Iniciar

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10X, o SO para dobráveis, traz um novo menu Iniciar
Avatar do autor

Nesta quarta-feira (02), a Microsoft apresentou um novo dispositivo da linha Surface, o Neo, que é dobrável e possui duas telas, podendo funcionar como tablet e como um laptop, com uma das telas servindo como teclado e trackpad. O sistema que vai rodar nesse novo dispositivo da empresa, assim como nos outros modelos derivados dele, é o Windows 10 X, uma versão do Windows 10 adaptada para esses equipamentos, e ele possui um novo menu Iniciar, sem as Live Tiles.

As Live Tiles são os ícones animados e que possuem atualização em tempo real, que surgiram com o Windows Phone e depois foram adicionados ao Windows 8. Hoje, eles estão presentes no Iniciar do Windows 10, como no app Clima, por exemplo.

Esses ícones poderiam ser mais úteis, mas há um problema: os desenvolvedores não deram muita atenção para o recurso e ele ficou meio esquecido. Atualmente, pouquíssimos são os apps que o suportam.

O menu Iniciar do Windows 10X é mais simples, servindo como um lançador de apps e documentos recentes. Veja parte da apresentação do sistema:

Dobráveis de tela dupla e o novo SO

A Microsoft, explicitamente, quer deixar as coisas mais simples nesses novos dispositivos híbridos. O Windows 10X traz otimizações como maior adaptação para uso em telas sensíveis ao toque. Apesar de poderem funcionar com um teclado e mouse físico, também há a opção de fazer tudo usando apenas as duas telas.

O novo Iniciar vai permitir que você fixe seus apps de preferência e espera-se que ele também permita desabilitar a lista de documentos recentes.

Veja o vídeo oficial de apresentação do Surface Neo, mostrando o funcionamento do sistema:

Economia de recursos e bateria

Outra razão para a Microsoft desabilitar os ícones dinâmicos poderia ser para economizar recursos de hardware, assim como a bateria, que, nesse tipo de equipamento, não deve ter capacidade muito ampla, devido à sua espessura.

Daqui para a frente, teremos que esperar para ver se a Microsoft vai adotar a mesma estratégia para a versão do sistema para desktop e acabar de vez com as Live Tiles.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Windows 10X, o SO para dobráveis, traz um novo menu Iniciar