Nada de doces: Android Q se chamará apenas 'Android 10'

1 min de leitura
Imagem de: Nada de doces: Android Q se chamará apenas 'Android 10'

A Google oficializou nesta quinta-feira (22) o nome da próxima versão do sistema operacional Android, além de confirmar novidades na identidade visual da plataforma. A versão, que antes era chamada extraoficialmente de Android Q, foi batizada como Android 10. Ela sucede a Android Pie (9.0), que atualmente já sai de fábrica em dispositivos lançados no mercado.

Essa decisão significa a quebra de uma tradição: desde o lançamento do Android 1.5 (Cupcake), a empresa batiza as atualizações com o nome de alguma sobremesa — veja a evolução completa aqui. Era mesmo difícil escolher algum alimento que começasse com a letra Q, mas a Google tem outros motivos para adotar o numeral, afinal essa é uma edição comemorativa do sistema e marca a adoção de outras novidades e uma nova fase do ecossistema da marca.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Tudo novo

Segundo a Google, os nomes de sobremesas também causavam confusão em alguns usuários, já que não há um indicativo de evolução entre eles, por isso veio a decisão de adotar algo mais sóbrio. E simplificar é a palavra-chave aqui: até mesmo a logo foi reformulada, ganhando um aspecto mais minimalista e uma fonte moderna, sem deixar o famoso robozinho de lado.

A cor do texto passou a ser preta e toda a imagem fortalece o contraste entre tons, facilitando a leitura e identificação da marca até de longe ou por pessoas com dificuldades de visão.

O Android 10 deve aparecer primeiro nos dispositivos da família Pixel e em smartphones que fazem parte do programa Android One. Entre as novidades há novos controles de gestos, aprimoramentos no Bem-Estar Digital, modo noturno e redesign de vários aspectos da interface. Nesta lista você confere algumas das adições anunciadas no Google I/O 2019.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.