Conheça todas as novidades sobre o Android Q reveladas no Google I/O

4 min de leitura
Imagem de: Conheça todas as novidades sobre o Android Q reveladas no Google I/O

O Google I/O, a conferência anual para desenvolvedores da Google, foi o palco de apresentação de algumas grandes novidades sobre a nova versão do sistema operacional da empresa, o Android QNão foi dessa vez que ficamos sabendo se o novo Android vai se chamar Quindim, mas Stephanie Cuthbertson, diretora sênior do Android, apresentou uma série de novidades que vamos ver na nova versão do sistema operacional do Google. para conferir a Google IO Live 2019, basta clicar neste link.

Segundo a executiva, já são mais de 2,5 bilhões de dispositivos funcionando com Android no mundo todo e o foco da empresa agora, com o Android Q, a décima versão do sistema operacional, está em três pilares: inovação, segurança e privacidade. Com a nova onda de novidades no mundo da tecnologia, certamente o Android não ficaria para trás — e com isso acabou saciando o desejo de muitos de seus usuários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De olho nos dobráveis

O Google está ciente de que um novo mercado se abre para os smartphones dobráveis com os recentes lançamentos de dispositivos cujos visores são flexíveis e alternam o tipo de visualização em tempo real.

Stephanie Cuthbertson contou que o novo Android Q vai elevar ao máximo a experiência em aparelhos desse tipo, como o Samsung Galaxy Fold e o Huawei Mate X, focando em recursos multitarefas e na continuidade de tela, que permite que o usuário mude a maneira como visualiza um aplicativo no momento em que achar melhor.

O 5G vem aí (e outras novidades)

Já falamos aqui inúmeras vezes que 2019 é o ano da internet móvel 5G e o Google apenas confirmou a afirmação: o Android Q vai ter suporte nativo para essa nova rede, disponibilizando altas velocidades de conexão em smartphones compatíveis, e experiências ricas e imersivas em games. O Google que estar pronto para a consolidação do 5G — visto que mais de 20 operadoras de telefonia móvel devem estrear suas redes de internet móvel usando essa tecnologia ainda esse ano.

Outra novidade é o recurso Live Caption, que gera legendas para qualquer vídeo ou áudio executado no smartphone com Android Q. Essa ferramenta pode beneficiar 446 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva no mundo todo. O mais interessante é que tudo o que é necessário para que essa função seja usada está instalado diretamente no celular, portanto, não exige nenhum tipo de conexão com a internet.

Ah! O tão desejado Modo Noturno, ou Escuro, vai estar disponível!

Para facilitar a comunicação em dispositivos com Android Q, o Google vai trazer o recurso Smart Reply, que vai sugerir respostas mais comuns e até ações, como acessar alguns aplicativos específicos, sempre que você receber uma mensagem de texto por meio de qualquer app com essa função. Por exemplo: se alguém enviar para você, via WhatsApp ou Telegram, um endereço, o sistema vai sugerir uma resposta autómatica, como "obrigado", e vai dar a possibilidade de já abrir aquela localização no Google Maps.

Ah! O tão desejado Modo Noturno, ou Escuro, vai estar disponível! Com um botão de acesso fácil, é possível escurecer o sistema operacional para que fique menos incômodo para os olhos e ainda economize uma grande quantidade de bateria.

Segurança e privacidade acima de tudo

Um dos focos principais do Google na nova versão do Android é segurança e privacidade, com quase 50 novos recursos nessa categoria no Q. Agora, vai haver uma seção específica de Privacidade nas configurações dos dispositivos onde as opções mais importantes vão poder ser encontradas mais facilmente.

Para fazer com que as atualizações de segurança chegem o mais rápido possível nos smartphones, esses updates mais importantes serão feitos no background

A nova parte de Localização também vai permitir que o usuário tenha mais controle sobre quais aplicativos podem ter acesso a dados de posicionamento do aparelho, inclusive sendo possível permitir que apps apenas conheçam essa infomração enquanto estiver sendo usado. Além disso, o Android Q sempre vai lembrar ao usuário quais aplicativos estão acessando dados sobre a localização do aparelho.

Para fazer com que as atualizações de segurança chegem o mais rápido possível nos smartphones, esses updates mais importantes serão feitos no background, de maneira parecida com o que acontece com aplicativos, sem a necessidade de esperar uma grande atualização do sistema.

sStephanie Cuthbertson, diretora sênior do Android, apresenta as novidades do Android Q

"Sai um pouco desse celular..."

Por mais estranho que possa parecer, o Google está trazendo para o Android Q alguns recursos que ajudam os usuários a darem aquela pausinha em tanta imersão nos dispositivos móveis. Uma das ferramentas é o modo Focus, onde você pode selecionar aplicativos que podem tirar sua concentração e evitar notificações por parte deles de maneira fácil e prática.

Um modo de controle parental vai ajudar a controlar o que os pequenos fazem nos smartphones, visto que as crianças conseguem seu primeiro celular cada vez mais novos. Nele, uma interface permite que os pais selecionem quais apps são permitidos para a molecada, quanto tempo estão passando em cada um deles, e dá até para colocar um timer para limitar o tempo passado em cada atividade. Também é possível usar um sistema onde os pais precisam liberar (ou não) a instalação de novos aplicativos.

Phone screens showing new Family Link controls in Android Q.

Já dá para usar

O Android Q já está disponível em sua versão Beta para 21 dispositivos de 12 marcas (OnePlus, Xiaomi, ASUS, Huawei, TecnoMobile, Sony, Nokia, Oppo, LG, Essential, Vivo e Reaelme), além da Google, em todos os smartphones das linhas Pixel.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.