Sony cria IA baterista para auxiliar produtores musicais

1 min de leitura
Imagem de: Sony cria IA baterista para auxiliar produtores musicais

Uma inteligência artificial (IA) desenvolvida pelo Sony Computer Science Laboratories (CSL) tem o poder de gerar e adicionar ritmos de percussão em músicas já existentes. A novidade, batizada de DrumNet, é capaz de interpretar o tempo e o ritmo das músicas e gerar padrões de bateria adequados para a composição.

(Fonte: Sony CSL/Divulgação)

Nas demonstrações disponibilizadas pela companhia, a IA mostra a capacidade de desenvolver ritmos variados para uma mesma música, o que, segundo o CSL, poderá facilitar a vida dos produtores musicais. "O objetivo não é substituir músicos, mas sim trazer novas ferramentas e eficiência para ideias criativas", publicou a empresa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os desenvolvedores usaram 665 faixas musicais com variados gêneros para treinar a IA. Entre os estilos usados estão pop, rock e hip-hop. Isso, como informa o The Next Web, capacitou o módulo a identificar as nuances de uma bateria e organizar separadamente os sons em arquivos de 44.1 kHz.

Ainda segundo a criadora da IA, a DrumNet é composta por uma rede neural artificial que compreende a relação rítmica entre diferentes instrumentos e codifica essas relações em 16 dimensões. "Atualmente, a DrumNet pode gerar ritmos de bateria de forma autônoma, ser controlada manualmente ou ser usada para extrair um estilo de uma faixa existente", destacou a companhia.

IAs trabalhando com música não são exatamente uma novidade. O aplicativo Mubert, por exemplo, é capaz de gerar músicas eletrônicas com base nas escolhas dos usuários. Quanto mais amostras o app tiver, mais variadas se tornam as músicas. Contudo, a iniciativa do CSL se mostra pioneira em fornecer uma assistência virtual especializada em percussão para produtores musicais.

Inteligência pode evoluir

O projeto já aparece bastante avançando, entretanto, na sua versão atual, a IA trabalha apenas com ritmos de caixa e bumbo, o que pode limitar a criação de composições musicais mais complexas. Mas a companhia japonesa já afirmou que tem projetos de ampliar a capacidade da DrumNet para que a "baterista virtual" possa emular um conjunto completo de percussão.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.