Usuários do Android na Europa agora podem escolher o motor de busca padrão

1 min de leitura
Imagem de: Usuários do Android na Europa agora podem escolher o motor de busca padrão

Quem comprar e ativar um smartphone com Android em boa parte da Europa vai se deparar com uma nova opção de configuração a partir do começo de 2020. Isso porque a Google foi obrigada pela Comissão Europeia a tomar algumas medidas para reduzir o monopólio e aumentar as chances de competição dentro dos próprios produtos.

A novidade é que os dispositivos vão apresentar uma tela de seleção nova, onde será possível escolher o motor de busca padrão para o aparelho. As opções variam de acordo com o país, mas incluem a própria Google e concorrentes eventuais, como o Yahoo!. Essa escolha vale tanto para o app padrão de pesquisa, que pode ser colocado como widget na tela inicial, quanto ao digitar termos no navegador Google Chrome.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Confira como será a tela:

Fonte da imagem: Google/Divulgação

E, por incrível que pareça, essa é uma forma também da companhia arrecadar um dinheiro extra, já que os motores de pesquisa precisam pagar à Google cada vez que forem selecionadas como padrão. Apenas as concorrentes dispostas a pagar as maiores quantias aparecem na seleção, e todas precisam estar na loja virtual do ambiente como forma de download gratuito. As empresas interessadas em serem opções de busca padrão precisam enviar os requerimentos até 13 de setembro deste ano.

A medida não foi aceita tão facilmente pela companhia: trata-se de uma imposição após a pesada multa antitruste importa pela União Europeia em julho de 2018, resultando em uma taxa de US$ 5 bilhões e o comprometimento da companhia em colaborar com medidas antitruste. Padronizar a busca e o navegador da marca dentro do próprio sistema operacional foi visto como impedimento à concorrência — algo como a Microsoft impor o Edge nos computadores, por exemplo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.