iOS 13: conheça os novos recursos de segurança e privacidade do SO da Apple

2 min de leitura
Imagem de: iOS 13: conheça os novos recursos de segurança e privacidade do SO da Apple
Avatar do autor

Em junho, a Apple anunciou durante a Worldwide Developers Conference (WWDC 2019) uma série de recursos para o iOS 13, conforme detalhamos na época, e uma dessas novidades envolvia atualizações com grande foco em segurança e privacidade dos usuários. A equipe do site TechCrunch teve acesso à próxima edição do software e realizou uma análise sobre as mudanças nas funções que devem fazer parte dos novos iPhones e do iPadOS.

Controle de dados de localização

Com a atualização, o sistema passará a informar quais aplicativos rastreiam sua localização em segundo plano. Eventualmente, ele poderá enviar notificações sobre quantas vezes isso foi feito em um período recente, com um pequeno mapa de pontos de localização.

(Fonte: TechCrunch/Reprodução)

Configuração única de acesso a dados

O iOS 13 permitirá que você conceda o acesso de um app à sua localização apenas uma vez. Antes havia três opções: "sempre", "nunca" ou "durante o uso"; dessa forma, havia certa possibilidade de apps terem acesso a seus dados.

(Fonte: TechCrunch/Reprodução)

Bloqueio de acesso de apps à conexão Bluetooth

Antes que qualquer app tente acessar esse tipo de conexão, haverá um alerta para permitir ou não que isso seja feito.

(Fonte: TechCrunch/Reprodução)

Novo Find My

O recurso Find My Phone passará a se chamar apenas Find My e poderá oferecer rastreamento offline dos dispositivos Apple. Mesmo sem acesso à internet, a localização poderá ser transmitida com mais segurança via Bluetooth; para isso, o sistema usará outros aparelhos da Maçã como intermediários para enviar informações aos servidores da companhia.

(Fonte: TechCrunch/Reprodução)

Acesso restrito a contatos

Aplicativos também deverão solicitar permissão para acessar os contatos salvos nos dispositivos Apple, bem como anotações pessoais realizadas sobre eles.

(Fonte: TechCrunch/Reprodução)

Login com apenas um toque

A Apple passará a oferecer uma opção de login próprio para acesso a outros aplicativos ou serviços que poderá ser feita com apenas um toque (Touch ID). Nesse caso, não será preciso repassar informações confidenciais a essas ferramentas, como endereço de email.

(Fonte: TechCrunch/Reprodução)

Chamadas desconhecidas silenciadas

Outra novidade é que o iOS 13 terá um recurso de silenciar chamadas indesejadas ou desconhecidas e enviá-las diretamente para o correio de voz. Segundo o TechCrunch, essa seria uma medida para evitar spams.

(Fonte: TechCrunch/Reprodução)

Dados de localização removidos

Sempre que uma foto é tirada no iPhone, informações de localização ficam armazenadas como metadados do arquivo, os quais podem ser evidenciados quando essas imagens são publicadas em redes sociais. No novo sistema operacional, os dados poderão ser removidos antes do upload para outras plataformas.

(Fonte: TechCrunch/Reprodução)

Safari mais seguro

Finalmente, com a atualização, o Safari terá recursos para impedir rastreamento de sites cruzados. Assim, anúncios da web terão mais dificuldade para acessar informações de usuários dos dispositivos Apple.

(Fonte: TechCrunch/Reprodução)

A previsão é que o iOS 13 esteja disponível a partir de setembro para iPhone 6S e modelos superiores; logo, versões mais antigas não poderão realizar o update.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
iOS 13: conheça os novos recursos de segurança e privacidade do SO da Apple