Assinatura do Firefox pode oferecer internet sem anúncios

1 min de leitura
Imagem de: Assinatura do Firefox pode oferecer internet sem anúncios
Imagem: Mozilla/Divulgação

A busca da Mozilla por uma fonte de renda mais diversificada para o Firefox pode ganhar a forma de uma assinatura mensal que dá direito a acessar versões sem anúncios de sites de notícias. Embora ainda não tenha sido anunciada oficialmente pela organização, um usuário do Reddit recebeu o convite para testar a novidade e publicou imagens da página de assinatura no fórum dedicado ao navegador.

De acordo com o texto da página, a Mozilla teria fechado uma parceria com vários veículos de notícias para entregar a você “uma experiência jornalística melhor”. A proposta envolve pagar por uma assinatura de US$ 4,99 (R$ 20) para remover anúncios dos sites. Parte desse valor seria enviado diretamente para os responsáveis pelo conteúdo, compensando a renda perdida com o bloqueio das propagandas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A página também afirma que a ferramenta funciona em “todos os lugares nos quais você encontra artigos”, embora não dê mais detalhes sobre como esse valor será distribuído entre tantas empresas, organizações e produtores de conteúdo independentes. “Não importa como você encontrou um artigo, a experiência livre de anúncios da Mozilla estará lá. Quer tenha descoberto conteúdo em blogues, aplicativos como Twitter e Reddit, esteja no desktop ou no mobile, ela simplesmente funciona”, diz o texto.

Além disso, há indícios de uma integração com o Pocket, serviço que salva artigos para você ler depois que também é propriedade da Mozilla. O preço de mensalidade sugerido é o mesmo do Pocket Premium e a página da organização sugere que será possível ouvir os artigos. Essa opção de transformar texto em áudio já existe no Pocket e pode ser usado até na versão gratuita do serviço.

Mozilla tem planos de serviços pagos para o Firefox

Em uma entrevista recente, o executivo-chefe da Mozilla, Chris Beard, confirmou que a organização tem planos para oferecer serviços pagos aos seus usuários. Na ocasião, ele citou soluções de armazenamento e planos de VPN como algumas das possibilidades. “Provavelmente lançaremos alguns novos serviços primeiro e depois pensaremos cuidadosamente sobre qual modelo faz mais sentido, garantindo a melhor segurança ao usuário”, disse Beard.

A opção de assinatura publicada no Reddit parece se encaixar bem na proposta do executivo, além de estar alinhada com a promessa do Firefox de respeitar a privacidade dos usuários, um diferencial em relação ao Google Chrome, seu principal concorrente. Recentemente, a Mozilla lançou uma prévia do novo Firefox para Android, que foi totalmente reformulado e bloqueia rastreamento em todos os sites por padrão.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.