Imagem de: Falha do Facebook mostra como IA da rede “lê” suas fotos

Falha do Facebook mostra como IA da rede “lê” suas fotos

1 min de leitura
Avatar do autor

Durante toda a tarde desta quarta (3), FacebookInstagramWhatsApp estão passando por uma instabilidade que impede os usuários de enviarem fotos, vídeos e outros tipos de mídia. Mas pelo menos no caso do Facebook, a falha está tendo um efeito positivo curioso: ela permite que os usuários vejam como a inteligência artificial (IA) da plataforma categoriza suas fotos.

Não é novidade que a rede social utiliza uma IA para classificar as imagens que são compartilhadas através dela. Essa funcionalidade é parte de um projeto de acessibilidade da companhia, criado com o objetivo de fornecer descrições das fotos para usuários cegos ou com visão reduzida.

Nos exemplos abaixo, você pode ver algumas descrições. A ferramenta é capaz de dizer a quantidade de pessoas presentes na imagem e até mesmo citar os nomes de quem foi marcado. Outros detalhes incluem dizer se há animais na foto ou em que tipo de ambiente ela foi tirada. Pelo menos nesses exemplos, imagens que incluem apenas texto não tiveram seu conteúdo extraído para que possam ser compreendidos por leitores de tela.

Como dito anteriormente, essa informação não é nova, mas chamou a atenção após ficar visível para todos durante a falha da rede social. É tanto que existe uma extensão para o navegador Google Chrome desenvolvida com o objetivo de permitir que qualquer pessoa saiba como suas fotos estão sendo classificadas pela IA do Facebook.

Dica enviada pelo leitor André Gomes.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Falha do Facebook mostra como IA da rede “lê” suas fotos