Facebook lança ferramenta que descreve imagens para deficientes visuais

1 min de leitura
Imagem de: Facebook lança ferramenta que descreve imagens para deficientes visuais
Avatar do autor

Ser um deficiente visual nos dias de hoje pode ser muito melhor do que poucos anos atrás, mas ainda continua a ser uma batalha e tanto. O Facebook, porém, acaba de lançar uma ferramenta que promete tornar possível a uma pessoa cega “ver” as imagens postadas em sua rede, chamada Automatic Alternative Text (“Texto Automático Alternativo”, em português).

A ferramenta, que já está em desenvolvimento pela rede social há alguns meses, funciona de maneira extremamente simples, integrando-se ao sistema de descrição dos leitores de tela. Basicamente, a função entra em ação ao encontrar uma imagem na tela, usando sua tecnologia de reconhecimento de objetos para gerar descrições em áudio.

E como a novidade funciona, na prática? De maneira bem simples, na verdade. No lugar de descrever a cena em detalhes, por exemplo, o software se resume a descrever o que provavelmente está presente na imagem; assim, a foto de uma floresta resulta na descrição de que “esta imagem pode conter ‘exteriores’; ‘nuvens’; ‘folhagem’; ‘árvores’” e outros.

Como o vídeo acima mostra, a função ainda possui suas limitações. Isso não quer dizer, é claro, que a ferramenta não seja útil, já que ela é um passo importante na direção de uma tecnologia capaz de identificar e descrever o que está na tela com precisão. E, uma vez que o sistema é baseado em uma rede neural, esse serviço de acessibilidade do Facebook deve se tornar cada vez mais inteligente.

Infelizmente, é preciso notar que a ferramenta não está disponível para qualquer um: só é possível usar o Automatic Alternative Text com aparelhos iOS, por enquanto, e na linguagem em inglês. O Facebook promete, no entanto, trazer a função para outras plataformas, bem como outros idiomas, em um futuro próximo.

Que ferramentas você recomenda para deficientes terem uma maior acessibilidade ao usar o PC? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Facebook lança ferramenta que descreve imagens para deficientes visuais