Artista cria app para iOS que apaga imagem de pessoas de fotos e pinturas

1 min de leitura
Imagem de: Artista cria app para iOS que apaga imagem de pessoas de fotos e pinturas

Um grupo de artistas e desenvolvedores criou um aplicativo para iOS que retira pessoas de imagens. Chamado de Bye Bye Camera, o app custa US$ 2,99 na App Store e utiliza inteligência artifical para remover humanos de fotos e pinturas.

Damjanki, um dos artistas envolvidos no desenvolvimento da funcionalidade, afirma que ela foi criada para um “mundo pós-humano” e, em entrevista ao The Verge, brinca: “finalmente, você pode tirar uma selfie sem você”.

Tecnologia

O aplicativo utiliza um software relativamente simples que usa o algoritmo de detecção de objetos YOLO para achar pessoas nas imagens. Depois uma combinação de sistemas de inteligência artificial retira os humanos da foto e preenche o espaço com informações da própria imagem.

O resultado é parecido com esse:

bye bye( Fonte: Bye Bye Camera/ Divulgação)

O The Verge, porém, pondera que o resultado não é tão perfeito e o aplicativo é lento. A ideia de criá-lo veio do projeto Do Something Good, um “coletivo de incubação” em que programadores e artistas unem recursos para criar projetos.

Quando a brincadeira vira coisa séria

Há um tempo a FaceApp começou a usar aprendizado de máquina para alterar a imagem das pessoas, mudando expressões, idades e sexos. Dois anos depois, o recurso foi usado, por meio do Snapchat, para capturar policial que tentava aliciar menores de idade.

Isso mostra que apps inocentes como o Bye Bye Camera podem ser de grande serventia com a evolução da tecnologia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.