iPadOS: tudo sobre o novo sistema operacional dos tablets da Apple

3 min de leitura
Imagem de: iPadOS: tudo sobre o novo sistema operacional dos tablets da Apple
Imagem: Apple

Confirmando vazamentos anteriores, a Apple anunciou na WWDC 2019 que seus tablets agora contarão com uma versão própria do seu sistema operacional chamada de iPadOS. A novidade traz todos os benefícios anunciados para a versão mais recente do software para smartphones, o iOS 13, mas soma a isso uma série de recursos focados em produtividade, incluindo sistemas multitarefas com telas divididas e customizáveis, novos gestos e muito mais.

A primeira mudança é visível já na home, que apresenta mais espaço para seu grid de aplicativos, possibilitando a organização com uma quantidade maior de apps por página. Com um gesto a partir da esquerda, é possível acionar a função Today View para posicionar seus widgets diretamente na tela principal do tablet, incluindo informações como manchetes recentes, clima e agenda, entre outras coisas.

iPadOS home Today ViewFonte: Apple

Facilidades para multitarefas

No iPadOS traz ainda novidades como o Split View e o Slide Over, que permite trabalhar em uma tela só com multiplos arquivos e documentos tanto em um mesmo aplicativo ou em apps separados. Como exemplo, a empresa explicou que é possível tanto escrever um email enquanto olha outros emails na metade da tela quanto manter programas diferentes abertos em um dos lados e alternar rapidamente entre eles deslizando os dedos para o lado a partir da barra na parte inferior da "janela".

Independentemente de como dividirem suas telas, os usuários poderão rapidamente trocar de uma tela dividida para outra sem perder sua configuração atual. Com o App Exposé, o sistema permite a visualização de todas as janelas abertas para qualquer aplicativo ao abrir o dock e clicar no ícone do app em questão.

iPadOS multitasking

Texto e teclado

Um novo conjunto de gestos foi adiconado ao iPadOS para facilitar a edição de textos nos tablets da Apple. Agora, basta tocar no cursor e deslizar o dedo para poder soltá-lo em qualquer lugar do seu documento.

Segurando uma palavra por um instante e arrastando, é possível fazer uma seleção de trechos específicos com mais facilidade. Depois, basta fazer um gesto de pinça para dentro uma vez para copiar ou duas vezes seguidas para recortar. Movendo o indicador para outro ponto, basta repetir o gesto abrindo os dedos para fora para colar sua seleção anterior.

iPadOS teclado flutuante

Com um gesto de pinça sobre o teclado de softare, uma versão flutuante dele será aberta. Assim, o usuário pode arrastá-lo para a posição que achar melhor e usar o QuickPath para digitar mais facilmente com uma mão só. Fontes customizáveis também poderão ser instaladas para uso em todo o sistema, incluindo opções de marcas como Adobe, DynaComware, Monotype, Morisawa e Founder.

Apple Pencil aprimorado

O Apple Pencil também teve sua integração com o sistema melhorada, possibilitando a marcação e compartilhamento de páginas, documentos e emails inteiros ao deslizar o acessório a partir do canto da tela. Usar a caneta faz surgir uma nova janela móvel de atalhos que contém mais ferramentas, cores, uma régua e borrachas apra apagar objetos inteiros ou pixels específicos, entre outras coisas.

Com as otimizações feitas por parte da Maçã em seus algoritmos de previsão, agora o Apple Pencil conta com o menor tempo de reposta entre as stylus do mercado, com apenas 9 milisegundos de latência.

iPadOS Apple Pencil melhorias

Safari nível desktop e suporte a pendrives

O navegador nativo da Apple foi aprimorado para que sites abertos no programa não apareçam mais em sua visualização mobile, sendo automaticamente carregados já em sua versão para computadores com seu conteúdo adaptado da melhor forma para o tamanho da tela do tablet. Além disso, otimizações de toques foram feitas para versões web de serviços como Google Docs, Squarespace e Wordpress e recursos como gerenciador de downloads, 30 atalhos de teclado e melhor gerenciamento de abas foram adiconados.

No aplicativo Arquivos, agora será possível contar com suporte a compartilhamento de pastas no iCloud Drive, com exibição da versão mais recente para qualquer pessoa com acesso. Outra novidade é o suporte a drives externos, incluindo pendrives USB, cartões SD e servidores SMB.

iPadOS app Arquivos pendrives

O Column View permite ver prévias em alta resolução ao navegar em diretórios dentro do Arquivos, enquanto as Quick Actions facilita o uso de recursos como marcações, rotação e criação de PDFs. Por fim, o iPadOS ganha ainda gerenciamento de armazenamento local, possibilidade de compactar e descompactar arquivos e pastas e novos atalhos de teclado.

Quando chega?

Uma prévia do iPadOS já está disponível para membros do Programa de Desenvolvevores da Apple, enquanto uma Beta público do sistema tem previsão de ser liberado até o final do mês. A versão estável do software será disponibilizada gratuitamente pela Maçã em algum momento entre o começo de setembro e o final de novembro. O update chegará para os iPads Air 2 ou mais novo, todos os Pro, o Mini 4 ou mais recente e qualquer iPad da 5ª geração em diante.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.